Por Frei Sebastião Benito Quaglio Em A Santa Missa

Uma Igreja Santa e Apostólica

Pixabay
Pixabay


O Frei Sebastião Benito Quaglio (OFMConv) presidiu hoje a Santa Missa, no Santuário Imaculada Conceição e São Maximiliano Maria Kolbe, em São Bernardo do Campo, São Paulo, e comentou a Primeira Leitura (At 1,15-17.20-26) e o Evangelho de hoje (Jo 15,9-17).

Frei Sebastião explica que São Matias foi o escolhido pelos próprios apóstolos para completar os doze no lugar de Judas. A palavra apóstolo vem do grego ‘apostello’ quer dizer enviado, significa também missionário.

O termo apóstolo, porém serve mais para identificar os doze primeiros que Jesus escolheu e enviou. Jesus deu-nos a Sua igreja, que não quer dizer ‘assembleia’, um aglomerado de pessoas, ela tem uma característica de única.

Jesus fundou a Igreja sobre a pedra, que é algo que tem estrutura, fundamento e unidade. Cristo é a pedra. Esta Igreja una, somos nós, é também santa, formada pela comunhão de pessoas unidas no Espírito Santo; católica, ela nos pertence, ela nos escolhe, fazemos parte dela e é universal. Deus veio salvar a todos, ninguém é excluído.

Uma definição de Igreja mais linda que eu ouvi, foi pelo meu professor no estudo da Dogmática da Igreja. Ele fez a seguinte pergunta: Quando começou a Igreja? Cada um falava tudo o que sabia e depois ele concluiu: “A Igreja começou na criação do mundo”. Todas as coisas foram feitas por Deus e Nele e sem Ele nada daquilo que existe foi feito.

Assim abrimos a nossa visão como uma explosão, isso é catolicidade, entender que a Igreja não exclui ninguém. Nós e a criação inteira fazemos parte, quando descobrimos isso, não podemos mais nos fechar, mas devemos nos alargar.

Somos parte do infinito, do eterno e então ela é Católica Apostólica, que significa que é realmente orientada e guiada pelos apóstolos que são os herdeiros. Os apóstolos têm que ensinar ao amor de Deus, com heroísmo e a generosidade de Cristo.

Portanto, apóstolos são os mestres que apontam o caminho de Cristo. São escolhidos, e é um privilégio ser Igreja e pertencer a esse caminho que Ele nos ensinou. Continuando, Igreja Santa, Católica, Apostólica Romana.

O que significa ‘Romana’? Identifica que Pedro escolheu Roma como a cátedra, ou seja, o centro. Todo o sucessor de Pedro é bispo de Roma. Quem reconhece o bispo de Roma é o povo, é a Igreja que aceita e o acolhe.

O bispo de Roma é aclamado e eleito pelo povo. São Matias nos ensina que herdamos uma Igreja, una, santa, católica, apostólica e romana, o nosso grande organismo vivo é a Igreja. 

Transcrição Marta Romero

Milícia da Imaculada · Uma Igreja Santa E Apostólica





Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Frei Sebastião Benito Quaglio , em A Santa Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.