Por Frei Sebastião Benito Quaglio Em A Santa Missa

Ver e acreditar

Na Santa Missa desta segunda-feira (27), Frei Sebastião medita sobre João evangelista

PixaBay
PixaBay


O Frei Sebastião Benito Quaglio (OFMConv.) presidiu hoje a Santa Missa, no Oratório Imaculada Conceição e São Maximiliano Maria Kolbe, em São Bernardo do Campo, São Paulo, e comentou a Primeira Leitura (1Jo 1,1-4) e o Evangelho de hoje (Jo 20,2-8).

Frei Sebastião explica que neste terceiro dia do Natal celebramos a figura do apóstolo e evangelista João, que é uma figura importantíssima. Foi ele que definiu que Deus é amor.

São João evangelista foi preso e na prisão escreveu o Apocalipse, como encerramento do Novo Testamento. Porém, saindo da prisão, ainda escreve o quarto Evangelho, porque havia muitos que não acreditavam na divindade de Jesus.

No seu evangelho, nos momentos-chave, ele apresenta Jesus com Nossa Senhora. Ele se denominava o discípulo que Jesus amava.

O Filho de Deus mostrou Seu amor e João sentindo isso abre o seu Evangelho assim: “por Ele, com Ele e para Ele. Todas as coisas foram feitas”. Esse Ele é o verbo eterno, o próprio Deus. Esse verbo se encarnou em uma mulher e morou entre nós.

João não escreve somente a história, mas o seu conteúdo teológico. Para tudo isso acontecer precisou ter uma mãe: Nossa Senhora. Depois descreve a manifestação de Jesus nas bodas em Canã, da Galiléia, onde realizou o seu primeiro milagre a pedido de sua mãe Maria.

A maneira como ele descreve deixa bem claro que Nossa Senhora é mãe do Verbo Eterno. Em um terceiro momento, descreve de um jeito muito especial, a entrega da mãe de Jesus ao discípulo amado, João, que a recebe morar em sua casa.

No Evangelho de hoje temos uma observação muito interessante. João viu e acreditou. Ele viu os panos dobrados, o santo sudário vazio. Jesus saiu dos panos sem ter mexido neles.

Foi uma “explosão”, somente Deus poderia ter feito isso. O Cristo Jesus ressuscitou, como havia dito, por isso não precisou desatar o sudário, que ficou intacto e João viu e acreditou.

Deus quis tornar visível o seu amor para conosco. O Natal não para no presépio, João viveu tudo isso em sua vida. Agora somos nós, é a nossa vez de sentir a alegria de Natal. Feliz Natal!

Transcrição Marta Romero

Milícia da Imaculada · João Viu E Acreditou
Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Frei Sebastião Benito Quaglio , em A Santa Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.