Lendo o Evangelho

Jesus fala de João Batista

O Filho de Deus atualiza a fé dos discípulos

Escrito por Espiritualidade

11 DEZ 2022 - 00H00 (Atualizada em 12 DEZ 2022 - 15H55)

TV Mundo Maior

Jesus, após haver instruído os discípulos, partiu na frente deles para anunciar a sua mensagem (Mt 11,1). Em seguida, Mateus compara a proposta de Jesus com os profetas, primeiramente na resposta dada a João Batista e, depois, no elogio da sua pessoa.

Na prisão e próximo ao martírio, João ouviu falar das “obras do Messias”. Todavia, segundo o precursor, isso deve ser verificado. Na verdade, ele o havia anunciado como o juiz escatológico, tendo em mãos o machado, a pá e o fogo, pronto para o julgamento definitivo (Mt 3,7-17). O que Jesus está fazendo agora corresponde ou não aos anúncios dos profetas? Pede assim esclarecimentos sobre a sua identidade messiânica, não para rejeitar, mas para atualizar a própria fé e a dos discípulos.

No Jordão, Jesus lhe havia respondido: “Deixa estar por enquanto, pois assim nos convém cumprir toda a justiça” (Mt 3,15). Agora Jesus lhe mostra essa justiça, em conformidade com o projeto de Deus, realizada exatamente naquilo que está fazendo (Mt 11,2-6). Enumera uma série de milagres que culminam no fato que “aos pobres é anunciada a boa notícia”, o prodígio que caracteriza o “ano da graça de Javé”, o ano jubilar, anunciado aos repatriados do exílio babilônico em Is 61,1-3.

Jesus faz o elogio de João Batista, de sua própria iniciativa, quando os discípulos de João foram embora. Não se trata de elogio bajulador, mas delineia a identidade do precursor e de quem esteja à procura do Messias, a fim de provocar nos ouvintes uma adequada tomada de posição (Mt 11,7-11). Depois, Jesus esclarece a função do Batista, na história da salvação. João é o maior entre os nascidos de mulher, porque com ele chegam ao ápice a lei e todos os profetas. Agora, porém, começou o anúncio do evangelho e chegou o reino de Deus, embora entre sofrimentos e perseguições.

O menor no reino é maior do que João Batista, assim como a menor parte da realidade é maior do que tudo aquilo que permanece ainda nos desejos. Isso é muito importante também para nós, ao comparar Cristo com qualquer um outro: até nos ensinamentos Ele é maior, mas ainda mais na realidade nova que nos trouxe.

Fonte: O Mílite

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em Lendo o Evangelho

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.