Por Juliene Barros Em Santos Atualizada em 16 DEZ 2020 - 17H02

Santa Missa a distância

Tá achando que é novidade da pandemia acompanhar a Missa transmitida? Santa Clara foi a primeira que participou de uma celebração Eucarística “transmitida” a distância




D
e família nobre, seus pais planejavam um casamento vantajoso. Porém a jovem e bela Clara, já tinha em seu coração um forte desejo de seguir a Jesus Cristo e por meio da caridade, de dedicar a sua vida aos mais pobres e necessitados. Quando tinha apenas 18 anos, deixou a casa de seus pais para seguir a sua vocação. Na Porciúncula, capelinha de Santa Maria dos Anjos, Santa Clara era esperada por São Francisco de Assis para fazer os seus primeiros votos. Os belos cabelos de Santa Clara foram cortados pelo próprio São Francisco, como sinal de entrega, pobreza, castidade e obediência.

Fundadora das Irmãs Clarissas, o ramo feminino da família franciscana, Santa Clara passou a sua vida em oração e amor ao próximo. Em uma de suas representações, Santa Clara aparece com seu hábito marrom segurando um ostensório, o qual utilizou para espantar os ladrões que tentavam saquear o mosteiro. Pela força da sua fé na Eucaristia, ela os expulsou sem que eles levassem algo do mosteiro.

Padroeira da televisão

Mesmo diante da doença que a deixou de cama, Santa Clara nunca deixou de rezar incessantemente, e um ano antes de seu falecimento, em 11 de agosto de 1253, ela desejava com todas as suas forças participar da Santa Missa na Igreja de São Francisco, mas não seria possível por sua saúde debilitada. E mesmo em seu leito, Santa Clara viu e ouviu toda a celebração em forma de projeções na parede de seu quarto. Posteriormente, outras pessoas que estiveram nesta celebração, confirmaram os fatos narrados por Santa Clara. Sim, ela foi a primeira que participou de uma celebração Eucarística “transmitida” a distância.Leia MaisA verdadeira obediência a DeusElogio às virtudes

Por esse acontecimento, Santa Clara foi proclamada como padroeira da televisão, pelo então Papa Pio XII, no dia 14 de fevereiro de 1958. Outro legado de Santa Clara, consiste em ser a primeira mulher que escreveu e teve a aprovação do Papa para a regra da vida religiosa dentro de espiritualidade franciscana.

A festa litúrgica de Santa Clara é celebra no dia 11 de agosto, dia que também é comemorado o dia da televisão. Que inspirados por Santa Clara de Assis, possamos também dedicar as nossas vidas em favor daqueles que mais precisam do nosso amor e cuidado e que a oração e a Eucaristia, sejam as forças para continuarmos firmes em nossa caminhada mesmo que a distância.

A MI precisa de sua ajuda. Doe agora!

Escrito por
Juliene Barros
Juliene Barros

Formada em Design Gráfico e atuante na área, é consagrada a Nossa Senhora pelo método de São Maximiliano Kolbe e escreve para a revista Jovem Mílite.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Juliene Barros, em Santos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.