O dia 4 de outubro é festivo para toda a Família Franciscana: dia de São Francisco de Assis, um dos santos mais conhecidos e venerados no mundo, tanto no âmbito da fé quanto no âmbito não confessional, e cuja vida e obras marcaram a história de muitos fiéis.
Para a Igreja, Francisco tornou-se inspiração dos valores mais essenciais do Evangelho. Por isso, sua mensagem atravessou os séculos, e continua a despertar no coração da humanidade aquilo que de melhor ela pode realizar.
No ano de 1999, a revista “Times” fez uma grande pesquisa entre seus leitores para saber qual seria a personalidade mais marcante e mais importante do milênio que terminava, e São Francisco de Assis foi o mais citado.
“É preciso dizer que Francisco de Assis não é propriedade de ninguém. A sua influência, o fascínio que esta figura, este homem exerce, ultrapassa mesmo a Igreja Católica Romana. Existem Luteranos Franciscanos, Anglicanos Franciscanos, Budistas que se inspiram em Francisco de Assis, Muçulmanos que têm um grande respeito e carinho por Francisco.” afirma, com alegria o Assistente Internacional da Milícia da Imaculada, Frei Gilson Miguel Nunes.
Os devotos do Santo de Assis estão em todos os lugares e expressam sua devoção de muitas formas. A Jornalista Núria Coelho é conhecida na Milícia da Imaculada por ser uma “super fã” de Francisco de Assis. Ela possui uma coleção com quase 200 itens, entre imagens, quadros, bonecos, canecas e até tatuagens. E o nome de sua filha é Clara. Ela conta como teve início sua devoção: “A minha lembrança é de quando eu tinha 9 anos de idade e a Globo estreou a novela “O Astro”. Em 1977, Tony Ramos interpretou Márcio, e a cena que ficou marcada até hoje na minha memória é a do personagem tirando toda a roupa na frente do pai, abdicando de toda a sua fortuna para seguir seus ideais. Na época não entendi a referência. O tempo passou até que, um pouco mais velha, na adolescência, comecei a ouvir histórias do Santo de Assis. O Santo dos animais, da natureza. A história do rapaz rico que largou tudo para seguir os ensinamentos de Jesus, o Evangelho. Bingo!! Veio novamente aquela cena da novela martelando na minha cabeça. Mas quem foi esse rapaz?”, contou.
Como, à época, não havia acesso à Internet, Núria recorreu à biblioteca. Ela conta que começou a ler as histórias do Chiquinho, como ela chama, carinhosamente o santo e, se apaixonou: “Eu sou cada vez mais apaixonada, em especial agora, trabalhando diretamente com Franciscanos, ouço deles histórias que não estão nos livros. Ele sempre foi um homem à frente do seu tempo”, afirma.
A devoção ao Santo de Assis se estende a católicos e não católicos e também a todos os escalões da Igreja, desde o mais simples fiel ao mais alto posto da Igreja de Cristo. Em 2013, quando era anunciado o novo Bispo de Roma, eis que o Pobrezinho de Assis se tornava inspiração mais uma vez. Ao escolher para o seu projeto papal a inspiração franciscana, o Santo Padre mostra que estar a serviço da Igreja não é ter poder, mas sim, servir a humanidade. É Francisco de Assis, mais uma vez, deixando sua mensagem ao mundo.
Assim como toda a Igreja, em especial os franciscanos, a Província São Francisco de Assis, da Ordem dos Frades Menores Conventuais, está em festa. O provincial, Frei José Hugo Santos, fala sobre o significado desta celebração: “Para nós, franciscanos, que fomos fundados por São Francisco de Assis, é uma alegria indizível. É como se hoje nós estivéssemos celebrando o aniversário do nosso pai. Aquele que deu iníicio a esta grande aventura que é a Ordem Franciscana. Esta grande aventura que se tornou mais tarde, inclusive, a Família Franciscana. Porque depois de Francisco e de seus primeiros companheiros, vieram as Clarissas, vieram os Franciscanos seculares, as inúmeras congregações de inspiração regular, da Regra de São Francisco, congregações masculinas e femininas que têm na Regra Franciscana esta grande inspiração. Então, de uma maneira muito singela eu digo: hoje é dia de festa. Hoje é dia de alegria!” Afirma.

A celebração do dia de São Francisco de Assis é solenidade em toda Igreja Franciscana, e no Santuário Senhor do Bonfim, em Santo André, na Grande SP, a preparação para esta grande festa aconteceu com a celebração de um tríduo, que teve início no domingo, primeiro de outubro, com o tema: “Vocação: Corações ardentes e pés a caminho”, em referência ao Terceiro Ano Vocacional realizado pela Igreja no Brasil este ano. O segundo dia do Tríduo teve como tema: “Em nome do Senhor” – 800 anos da Regra Bulada, e o terceiro e último dia: "Greccio é aqui: vivendo o Natal hoje". Nesta quarta-feira, 4 de outubro, as celebrações tiveram início às 7h com a celebração da primeira missa do dia, presidida pelo reitor do Santuário, Frei Carlos de Queiroz OFM Conv. Em sua homilia, o frade destacou a figura de São Francisco: “Francisco não esceveu muito. Não construiu nada, não fez grandes obras como outros santos, não fez nada de tão grande. Mas encarnou na sua vida o jeito de Deus. Francisco nos dá saudade do humano que ele foi, e que na verdade tem na essência o projeto de Deus, o que Deus desejou para nós quando nos criou”, afirmou. As comemorações em honra ao Santo de Assis seguiram por toda a quarta-feira. Além das missas, o público teve a oportunidade de levar seu animal de estimação para receber a bênção, pois São Francisco é também padroeiro dos animais.

Com o tema: "O Verbo se fez Carne e Menor", os Frades Menores Conventuais, responsáveis pelo Santuário, comemoram dois jubileus franciscanos: os 800 anos da Regra Bulada e o Natal do Greccio. Este tema foi pensado como harmonizador destes dois traços franciscanos, centrados na pessoa de Jesus Cristo: o Verbo que se fez carne - encarnação/Greccio, e se fez menor - modo de vida franciscana = Regra Bulada.
Uma equipe da Milícia da Imaculada participou das celebrações em honra a São Francisco de Assis no Santuário Senhor do Bonfim. Houve a transmissão da Santa missa às 7h para as emissoras da Rede Imaculada de Comunicação, o programa “Bom dia Amigos” transmitiu, ao vivo, a bênção dos animais, com a participação do Frei Carlos de Queiroz e contou ainda com a participação, também ao vivo, do Frei José Hugo Santos, que falou sobre a importância desta data para a Família Franciscana. O Imaculada Notícias foi transmitido, também ao vivo, em sua totalidade do local. Frei Diogo Luís Fuitem foi o convidado do noticiário falando também sobre São Francisco de Assis. O programa Encontro com Maria trouxe a participação do Frei Carlos de Queiroz, que falou sobre a devoção de São Francisco de Assis a Nossa Senhora da Porciúncula.
Bênção dos animais na Milícia da Imaculada
São Francisco de Assis é considerado protetor dos animais e padroeiro da ecologia, por isso, no dia de sua festa, é comum as Igrejas realizarem a bênção dos animais. Na Milícia da Imaculada, o Frei Sebastião Benito Quaglio recebeu um grande número de fiéis, que na tarde desta quarta-feira, levaram seus pets para serem abençoados. Muitos aproveitaram o espaço e o verde abundante do local para correr e se divertir. Um pedacinho do céu para os Pets que, não conhecem a devoção a São Francisco, mas, com certeza são abençoados e protegidos por ele.
Rosário Missionário reúne centenas de crianças na Milícia da Imaculada
Encontro mobilizou paróquias da Diocese de Santo André em uma grande corrente de oração pela paz.
Crianças rezam pela paz na Milícia da Imaculada
Rosário Missionário reuniu centenas de crianças de grupos de catequese de diversas paróquias da Diocese de Santo André em um encontro de fé e oração pela paz.
Milícia da Imaculada: 108 anos de projeto de evangelização
A celebração da Eucaristia na MI nesta manhã de 16 de outubro ganhou um significado especial com o aniversário de 108 anos de fundação da obra. Leia na íntegra!
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.