Institucional

Francisco de Assis: uma inspiração para a vida

A devoção ao santo transcende religiões, raças e culturas, e a Família Franciscana de todo o mundo encontra no dia 4 de outubro a maior de suas celebrações

Escrito por Angelica Lima

04 OUT 2023 - 16H00

O dia 4 de outubro é festivo para toda a Família Franciscana: dia de São Francisco de Assis, um dos santos mais conhecidos e venerados no mundo, tanto no âmbito da fé quanto no âmbito não confessional, e cuja vida e obras marcaram a história de muitos fiéis.

Para a Igreja, Francisco tornou-se inspiração dos valores mais essenciais do Evangelho. Por isso, sua mensagem atravessou os séculos, e continua a despertar no coração da humanidade aquilo que de melhor ela pode realizar.

No ano de 1999, a revista “Times” fez uma grande pesquisa entre seus leitores para saber qual seria a personalidade mais marcante e mais importante do milênio que terminava, e São Francisco de Assis foi o mais citado.

“É preciso dizer que Francisco de Assis não é propriedade de ninguém. A sua influência, o fascínio que esta figura, este homem exerce, ultrapassa mesmo a Igreja Católica Romana. Existem Luteranos Franciscanos, Anglicanos Franciscanos, Budistas que se inspiram em Francisco de Assis, Muçulmanos que têm um grande respeito e carinho por Francisco.” afirma, com alegria o Assistente Internacional da Milícia da Imaculada, Frei Gilson Miguel Nunes.

Os devotos do Santo de Assis estão em todos os lugares e expressam sua devoção de muitas formas. A Jornalista Núria Coelho é conhecida na Milícia da Imaculada por ser uma “super fã” de Francisco de Assis. Ela possui uma coleção com quase 200 itens, entre imagens, quadros, bonecos, canecas e até tatuagens. E o nome de sua filha é Clara. Ela conta como teve início sua devoção: “A minha lembrança é de quando eu tinha 9 anos de idade e a Globo estreou a novela “O Astro”. Em 1977, Tony Ramos interpretou Márcio, e a cena que ficou marcada até hoje na minha memória é a do personagem tirando toda a roupa na frente do pai, abdicando de toda a sua fortuna para seguir seus ideais. Na época não entendi a referência. O tempo passou até que, um pouco mais velha, na adolescência, comecei a ouvir histórias do Santo de Assis. O Santo dos animais, da natureza. A história do rapaz rico que largou tudo para seguir os ensinamentos de Jesus, o Evangelho. Bingo!! Veio novamente aquela cena da novela martelando na minha cabeça. Mas quem foi esse rapaz?”, contou.

Como, à época, não havia acesso à Internet, Núria recorreu à biblioteca. Ela conta que começou a ler as histórias do Chiquinho, como ela chama, carinhosamente o santo e, se apaixonou: “Eu sou cada vez mais apaixonada, em especial agora, trabalhando diretamente com Franciscanos, ouço deles histórias que não estão nos livros. Ele sempre foi um homem à frente do seu tempo”, afirma.

A devoção ao Santo de Assis se estende a católicos e não católicos e também a todos os escalões da Igreja, desde o mais simples fiel ao mais alto posto da Igreja de Cristo. Em 2013, quando era anunciado o novo Bispo de Roma, eis que o Pobrezinho de Assis se tornava inspiração mais uma vez. Ao escolher para o seu projeto papal a inspiração franciscana, o Santo Padre mostra que estar a serviço da Igreja não é ter poder, mas sim, servir a humanidade. É Francisco de Assis, mais uma vez, deixando sua mensagem ao mundo.

Assim como toda a Igreja, em especial os franciscanos, a Província São Francisco de Assis, da Ordem dos Frades Menores Conventuais, está em festa. O provincial, Frei José Hugo Santos, fala sobre o significado desta celebração: “Para nós, franciscanos, que fomos fundados por São Francisco de Assis, é uma alegria indizível. É como se hoje nós estivéssemos celebrando o aniversário do nosso pai. Aquele que deu iníicio a esta grande aventura que é a Ordem Franciscana. Esta grande aventura que se tornou mais tarde, inclusive, a Família Franciscana. Porque depois de Francisco e de seus primeiros companheiros, vieram as Clarissas, vieram os Franciscanos seculares, as inúmeras congregações de inspiração regular, da Regra de São Francisco, congregações masculinas e femininas que têm na Regra Franciscana esta grande inspiração. Então, de uma maneira muito singela eu digo: hoje é dia de festa. Hoje é dia de alegria!” Afirma.


O reitor do Santuário do Senhor do Bonfim, Frei Carlos de Queiroz presidiu a celebração da primeira missa do dia

A celebração do dia de São Francisco de Assis é solenidade em toda Igreja Franciscana, e no Santuário Senhor do Bonfim, em Santo André, na Grande SP, a preparação para esta grande festa aconteceu com a celebração de um tríduo, que teve início no domingo, primeiro de outubro, com o tema: “Vocação: Corações ardentes e pés a caminho”, em referência ao Terceiro Ano Vocacional realizado pela Igreja no Brasil este ano. O segundo dia do Tríduo teve como tema: “Em nome do Senhor” – 800 anos da Regra Bulada, e o terceiro e último dia: "Greccio é aqui: vivendo o Natal hoje". Nesta quarta-feira, 4 de outubro, as celebrações tiveram início às 7h com a celebração da primeira missa do dia, presidida pelo reitor do Santuário, Frei Carlos de Queiroz OFM Conv. Em sua homilia, o frade destacou a figura de São Francisco: “Francisco não esceveu muito. Não construiu nada, não fez grandes obras como outros santos, não fez nada de tão grande. Mas encarnou na sua vida o jeito de Deus. Francisco nos dá saudade do humano que ele foi, e que na verdade tem na essência o projeto de Deus, o que Deus desejou para nós quando nos criou”, afirmou. As comemorações em honra ao Santo de Assis seguiram por toda a quarta-feira. Além das missas, o público teve a oportunidade de levar seu animal de estimação para receber a bênção, pois São Francisco é também padroeiro dos animais. 


Os Pets estiveram no Santuário para receberem a bênção

Com o tema: "O Verbo se fez Carne e Menor", os Frades Menores Conventuais, responsáveis pelo Santuário, comemoram dois jubileus franciscanos: os 800 anos da Regra Bulada e o Natal do Greccio. Este tema foi pensado como harmonizador destes dois traços franciscanos, centrados na pessoa de Jesus Cristo: o Verbo que se fez carne - encarnação/Greccio, e se fez menor - modo de vida franciscana = Regra Bulada.

Uma equipe da Milícia da Imaculada participou das celebrações em honra a São Francisco de Assis no Santuário Senhor do Bonfim. Houve a transmissão da Santa missa às 7h para as emissoras da Rede Imaculada de Comunicação, o programa “Bom dia Amigos” transmitiu, ao vivo, a bênção dos animais, com a participação do Frei Carlos de Queiroz e contou ainda com a participação, também ao vivo, do Frei José Hugo Santos, que falou sobre a importância desta data para a Família Franciscana. O Imaculada Notícias foi transmitido, também ao vivo, em sua totalidade do local. Frei Diogo Luís Fuitem foi o convidado do noticiário falando também sobre São Francisco de Assis. O programa Encontro com Maria trouxe a participação do Frei Carlos de Queiroz, que falou sobre a devoção de São Francisco de Assis a Nossa Senhora da Porciúncula.

Bênção dos animais na Milícia da Imaculada

São Francisco de Assis é considerado protetor dos animais e padroeiro da ecologia, por isso, no dia de sua festa, é comum as Igrejas realizarem a bênção dos animais. Na Milícia da Imaculada, o Frei Sebastião Benito Quaglio recebeu um grande número de fiéis, que na tarde desta quarta-feira, levaram seus pets para serem abençoados. Muitos aproveitaram o espaço e o verde abundante do local para correr e se divertir. Um pedacinho do céu para os Pets que, não conhecem a devoção a São Francisco, mas, com certeza são abençoados e protegidos por ele.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Angelica Lima, em Institucional

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.