Uma missa celebrada na manhã da última sexta-feira (1º) pelo bispo de Petrópolis, Dom Gregório Paixão, na região serrana do estado do Rio de Janeiro, marcou a reabertura ao público da Catedral Imperial de São Pedro de Alcântara.
A igreja estava fechada desde janeiro do ano passado, para obras de restauração, financiadas pelo BNDES a um custo de cerca de R$ 13 milhões.
Agora, os visitantes e fiéis terão acesso a uma galeria de arte autoexpositiva, um passeio por uma passarela instalada sobre as cúpulas e visita ao telhado.
Do lado de fora da igreja, a praça também foi restaurada e ganhou de volta a imagem de Nossa Senhora das Graças, instalada originalmente no início da construção da igreja, em 1884. A inauguração só ocorreu em 1925 e o tombamento pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), em 1980.
Ao acompanhar a entrega da obra, nessa quinta-feira, o ministro do Turismo, Carlos Brito, destacou que o dia ficaria marcado na história do país, pela devolução ao público de um patrimônio completamente restaurado.
De acordo com a prefeitura de Petrópolis, a Catedral recebe 350 mil visitantes por ano. A expectativa, a partir de agora, é que haja incremento anual na economia da cidade de R$ 10 milhões.
A igreja guarda, no Mausoléu Imperial, os restos mortais do Imperador Dom Pedro II, da Imperatriz Dona Teresa Cristina, da Princesa Isabel e de seu marido, o Conde d’Eu.
Fonte: Agência Brasil
Papa pede a delegados da COP28 que se concentrem no futuro das crianças
A cúpula climática COP28 teve início nesta quinta-feira, 31 de novembro. Francisco deveria chegar nesta sexta-feira para fazer um discurso e realizar reuniões bilaterais antes de partir no domingo.
Missa marcará início do uso da terceira edição típica do Missal Romano na Igreja do Brasil
No Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, às 8h, o arcebispo de Goiânia e primeiro vice-presidente da CNBB, Dom João Justino de Medeiros Silva, preside a celebração de ação de graças pelas duas décadas de preparação do Missal e também pelo envio, pela CNBB e sua editora, a Edições CNBB, de 65 mil missais às dioceses brasileiras no tempo acordado pelo episcopado brasileiro na 60ª AG CNBB.
Pastoral da Aids lança campanha de enfrentamento à epidemia
Desde sua fundação, a Pastoral da Aids assumiu o primeiro de dezembro como uma data significativa do seu engajamento.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.