Os trabalhadores afastados do emprego por mais de 15 dias por infecção da Covid-19 podem solicitar o benefício do auxílio-doença ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).
Em grande parte dos casos, quando detectado os primeiros sintomas da doença, o trabalhador recebe um atestado médico de 14 dias. Este prazo é o limite para que o segurado possa ficar em casa sem depender da previdência.
Passado este período e os sintomas ou sequelas da doença impedirem o trabalhador de retornar ao emprego, o auxílio pode ser solicitado.
De acordo com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia, a Covid-19 passou a ser, este ano, o principal motivo para requisição do benefício.
Entre janeiro e março de 2021 mais de 13,2 mil trabalhadores solicitaram o auxílio. O benefício pode ser solicitado também para quem é autônomo, basta ter mais de 12 contribuições à Previdência para ter direito à remuneração.
Fonte: Mais News
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.