Nesta quarta-feira (21) comemora-se o Dia Mundial da Conscientização da Doença de Alzheimer, que tem crescido no Brasil e no mundo com o envelhecimento da população. Ter uma rede de apoio é fundamental para enfrentar os desafios da doença.
O gerente médico da Eurofarma, o geriatra Thiago Monaco, opina que é possível amenizar os efeitos do Alzheimer com um tratamento adequado não apenas para o paciente, mas também para a família.
Apesar das limitações, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece médicos especializados e medicamentos gratuitos para o Alzheimer.
Estima-se que o Brasil tenha 1,2 milhão de pessoas com essa doença, com 100 mil novos diagnósticos ao ano, segundo a Associação Brasileira de Alzheimer.
Essa associação trabalha no apoio às famílias e foi fundamental para a servidora pública de Niterói Patrícia Batista, de 47 anos, que dá suporte ao pai e à mãe diagnosticados com Alzheimer. Patrícia ressalta que é preciso unir medicação com terapias de estímulos cognitivos e ainda contar com alguma rede de apoio.
Diminuir o estresse da rotina é uma das principais medidas que Patrícia persegue para cuidar dos pais. O médico geriatra Thiago Monaco recomenda que os parentes da pessoa com Alzheimer busquem se adaptar à nova realidade.
Apesar de não ter cura ainda, a doença de Alzheimer pode ser prevenida por meio de uma vida saudável, com alimentação balanceada, prática de exercícios físicos, boas noites de sono, combater o estresse e manter o cérebro ativo, com estudo, leituras e uma vida social.
Fonte: Radioagência Nacional
Papa Leão abençoa mílites do mundo todo
Frei Gilson Miguel Nunes pôde presentear o Papa Leão com as Fontes Kolbianas e os Estatutos Gerais da MI
Papa a franciscanos e trinitários: ouvir o Espírito para orientar o serviço diário
Leão XIV acolheu cerca de 200 participantes dos Capítulos Gerais dos Frades Menores Conventuais e da Ordem da Santíssima Trindade e dos Escravos.
16 de Junho: Beato Donizetti. seu sonho se tornou realidade em Tambaú
O Santuário Nossa Senhora Aparecida de Tambaú, em São Paulo, é o segundo mais visitado do Estado Paulista, com milagres atribuídos ao Beato Donizetti Tavares de Lima, sacerdote diocesano falecido há 60 anos. Saiba mais!
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.