Noticias

Dia do Alzheimer: rede de apoio é fundamental para lidar com a doença

Brasil tem 100 mil diagnósticos a cada ano

Escrito por Vladimir Ribeiro

21 SET 2022 - 09H33

Divulgação

Nesta quarta-feira (21) comemora-se o Dia Mundial da Conscientização da Doença de Alzheimer, que tem crescido no Brasil e no mundo com o envelhecimento da população. Ter uma rede de apoio é fundamental para enfrentar os desafios da doença.

O gerente médico da Eurofarma, o geriatra Thiago Monaco, opina que é possível amenizar os efeitos do Alzheimer com um tratamento adequado não apenas para o paciente, mas também para a família.

Apesar das limitações, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece médicos especializados e medicamentos gratuitos para o Alzheimer.

Estima-se que o Brasil tenha 1,2 milhão de pessoas com essa doença, com 100 mil novos diagnósticos ao ano, segundo a Associação Brasileira de Alzheimer.

Essa associação trabalha no apoio às famílias e foi fundamental para a servidora pública de Niterói Patrícia Batista, de 47 anos, que dá suporte ao pai e à mãe diagnosticados com Alzheimer. Patrícia ressalta que é preciso unir medicação com terapias de estímulos cognitivos e ainda contar com alguma rede de apoio.

Diminuir o estresse da rotina é uma das principais medidas que Patrícia persegue para cuidar dos pais. O médico geriatra Thiago Monaco recomenda que os parentes da pessoa com Alzheimer busquem se adaptar à nova realidade.

Apesar de não ter cura ainda, a doença de Alzheimer pode ser prevenida por meio de uma vida saudável, com alimentação balanceada, prática de exercícios físicos, boas noites de sono, combater o estresse e manter o cérebro ativo, com estudo, leituras e uma vida social.

Fonte: Radioagência Nacional

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Vladimir Ribeiro, em Noticias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.