Por Vladimir Ribeiro Em Noticias

Número de doadores de órgãos teve queda de 26% no primeiro trimestre

Pandemia e contraindicação são alguns dos motivos

Divulgação
Divulgação
Pandemia também impactou negativamente na doação de órgãos


Quem precisa de um transplante sabe do drama que é enfrentar uma fila de doação. Aline Vieira dos Santos, professora da rede pública do Distrito Federal, viveu essa experiência. Há sete anos, ela recebeu um fígado novo e recuperou a qualidade de vida.

Porém, para algumas pessoas, a espera por um transplante continua e a fila só aumenta. O número de doadores de órgãos caiu em 26%, no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2020. Isso significa menos um a cada quatro doadores. A informação é da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), que publicou seu anuário na sexta-feira (13).

A redução no número de doadores impactou na quantidade de transplantes realizados no período. O transplante de pulmão, por exemplo, em 62%; de rim e de coração, 34%; de fígado 28%; e de pâncreas 5%. Também diminuíram as taxas de transplante de medula óssea, em 29%; e de córnea, em 25%.

Entre os motivos apontados no relatório está o aumento dos casos de contraindicação e a não autorização familiar. Além disso, a pandemia de Covid-19 reduziu o número de leitos de UTI em todo o país e de equipes que realizam transplantes, afetando também a possibilidade de manter a taxa dessas cirurgias.

Gustavo Fernandes Ferreira, vice-presidente da ABTO, e coordenador dos Transplantes Renais da Santa Casa de Juiz de Fora, comenta os números desses primeiros três meses; mas avalia que já se percebe uma reação.

Segundo a Associação, no mês de junho deste ano, mais de 45 mil pessoas estavam na lista de espera para receber um órgão. Dessas, 17.800, o que representa mais de um terço do total, são do estado de São Paulo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Vladimir Ribeiro, em Noticias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.