O número de eleitores que vão votar em trânsito nessas eleições é superior do que em 2018. O número de requerimentos cresceu 300%, ou seja, três vezes mais, para o 1º turno das Eleições 2022. Foram mais de 332 mil pedidos ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para um eventual segundo turno, foram quase 315 mil solicitações.
Para o público geral, o prazo para requerimento para votar em trânsito terminou no dia 18 de agosto.
Já para militares, guardas municipais, agentes de trânsito e pessoas convocadas para apoio das eleições, a data-limite encerrou em 26 de agosto.
São Paulo é o destino onde o maior número de pessoas pretende participar das eleições, votando em trânsito no primeiro turno: mais de 82 mil eleitores.
A segunda maior movimentação no primeiro turno deve acontecer no Rio de Janeiro, que registra quase 31 mil requerimentos. Nas eleições de 2018, a segunda maior movimentação para o mesmo turno ocorreu em Minas Gerais.
Existe ainda a possibilidade de transferência temporária para outra seção eleitoral. Essa modalidade é permitida a presos provisórios e adolescentes que cumprem medida socioeducativa, e também a integrantes das Forças Armadas e de policiais em serviço pelas eleições. Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, também se enquadram nesse tipo de transferência.
Já quem está no exterior não pode votar em trânsito. Mas se o título de eleitor estiver cadastrado em outro país e a pessoa estiver no Brasil, poderá pedir para votar em trânsito em outubro. Neste caso, só para presidente da República.
Para conhecer o local onde votar em trânsito, o eleitor deve acessar o Portal do TSE e clicar no link Consulta aos locais de votação para o voto trânsito, localizado em “Locais de Votação”, na aba “Eleições 2022”.
Caso o eleitor habilitado para votar em trânsito não compareça à seção, deverá justificar a ausência.
Fonte: Agência Brasil
Pastoral da Aids lança campanha de enfrentamento à epidemia
Desde sua fundação, a Pastoral da Aids assumiu o primeiro de dezembro como uma data significativa do seu engajamento.
Papa pede que igreja e sociedade promovam inclusão de pessoas com deficiência
A exortação do Papa também é direcionada para dentro da vida eclesial, pois não basta “criar uma paróquia plenamente acessível” eliminando as barreiras físicas. “Entre os mais frágeis no meio de nós, estão as pessoas portadoras de deficiência.”
Aprovada a Lei que institui o Dia Nacional do Rosário da Virgem Maria
Rosário significa “coroa de rosas”. Foi definido por São Pio V como “um modo muito piedoso de oração, ao alcance de todos, que consiste em ir repetindo a saudação que o anjo fez a Maria; intercalando um ‘Pai Nosso’ entre cada dez ‘Ave Marias’ e tratando de ir meditando enquanto isso na vida de Nosso Senhor”.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.