A Comissão Pastoral da Terra (CPT) lançou uma campanha de financiamento coletivo para salvar nascentes do Cerrado brasileiro. Em sintonia com o Dia Nacional do Cerrado, celebrado no último dia 11, a iniciativa busca arrecadar recursos para realizar processos de formação com comunidades e camponeses do bioma na luta em defesa das águas, da terra e das florestas.
A campanha de financiamento coletivo Salve Uma Nascente ocorre por meio da plataforma Benfeitoria.
De acordo com a CPT, a iniciativa é resultado do envolvimento de seus agentes com as Comunidades Tradicionais e Camponesas do Cerrado, que querem recuperar cinco nascentes localizadas em comunidades dos estados do Maranhão, Piauí, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. No total, a campanha pretende arrecadar R$ 110 mil, mas precisa cumprir uma meta inicial de R$ 30 mil.
O Cerrado é bioma de onde nascem importantes rios que percorrem o Brasil, considerada a mais importante área de recarga hídrica do Brasil. O desaparecimento das nascentes, segundo a CPT e ambientalistas, deve-se principalmente ao desmatamento, causado pelo agronegócio e pelos projetos desenfreados no campo e na cidade que não respeitam a natureza, os cursos d’água, as florestas.
Os povos e comunidades tradicionais, por sua vez, atuam como guardiãs deste bem valioso, e querem preservá-las. Para quem fizer as doações, são oferecidas recompensas de acordo o valor doado.
Há mais de 10 anos o CPT trabalha realizando experiências comunitárias de recuperação de nascentes e do solo de áreas degradadas do Cerrado. Os primeiros projetos foram desenvolvidos nos estados de Goiás e Mato Grosso.
Além de Goiás e Mato Grosso, agora a CPT pretende beneficiar comunidades no Maranhão, Piauí e Mato Grosso do Sul. A Campanha Salve uma Nascente vai realizar processos de formação junto a várias comunidades e camponeses cerradeiros na luta em defesa das águas, da terra e das florestas.
A ideia é que eles se tornem multiplicadores e, assim, vamos construir verdadeiras redes de proteção para as nascentes do Cerrado.
Fonte: CNBB
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.