O Padre Francisco aceitou nesta quarta-feira (21), a renúncia ao governo pastoral da Diocese de São Miguel Paulista, em São Paulo, apresentada por Dom Manuel Parrado Carral.
Para substituí-lo, foi nomeado o Rev. Pe. Algacir Munhak, C.S., Superior da Região Sul-Americana Nossa Senhora Mãe dos Migrantes dos Missionários Scalabrinianos.
Dom Algacir Munhak nasceu em 19 de abril de 1966 em Cascavel, na Arquidiocese de mesmo nome, no Estado do Paraná. Após estudar Filosofia no Instituto Superior de Filosofia Berthier em Passo Fundo-RS, obteve o Bacharelado em Teologia pela Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino (1994) e depois a Licenciatura em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (1998).
Professou os Votos Perpétuos na Congregação dos Scalabrinianos no dia 4 de novembro de 1995. A ordenação diaconal foi no dia 8 de dezembro do mesmo ano, em Roma. No dia 17 de agosto de 1996, recebeu a ordenação sacerdotal na paróquia São Cristóvão, de Cascavel, por imposição das mãos de dom Jacyr Francisco Braido, à época, bispo de Santos (SP).
Exerceu os seguintes cargos: Diretor Espiritual no Seminário de Sarandi-RS (1998) e no Seminário de Filosofia em Passo Fundo-RS (1999); Promotor vocacional; Reitor do Seminário Propedêutico de Porto Alegre-RS (2000-2001), do Seminário de Passo Fundo-RS (2001-2005) e do Seminário Nossa Senhora de Caacupé de Ciudad del Est, Paraguai (2005-2006); Vice-Presidente do Instituto Católico Chileno de Migração (INCAMI) e Vigário Paroquial de Nuestra Señora de Pompeya em Santiago do Chile (2006-2010). Também foi membro da Seção da Pastoral da Mobilidade Humana do CELAM. Posteriormente, foi Superior Provincial de San José com sede em Buenos Aires (2010-2013).
Com a unificação em 2013 das Províncias Scalabrinianas do Brasil, Argentina, Chile, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Peru na Região Sul Americana Nossa Senhora Mãe dos Migrantes com sede em Porto Alegre-RS, Dom Munhak exerceu a função de Tesoureiro (2013-2019). Em 1 de junho de 2019 foi eleito Superior da mesma Região por um triênio, sendo reeleito em 1 de junho de 2022.
Fonte: Vatican News
Pedro não é um super-herói
Pedro então não é um super-homem, afirmou o Papa: é um homem como nós, que diz "sim" a Jesus com generosidade em sua imperfeição. E é com essa humanidade verdadeira que o Espírito forma a Igreja. “Pedro e Paulo eram pessoas verdadeiras, e nós, hoje mais do que nunca, precisamos de pessoas verdadeiras.”
Entenda a dinâmica da 60ª Assembleia Geral da CNBB
Com a característica de ser também eletiva, neste ano, o episcopado brasileiro vai eleger, para o próximo quadriênio 2023-2026, os novos quatro membros para compor a presidência da CNBB; a presidência de cada uma de suas 12 comissões; dois representantes para o Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) e dois delegados para o Sínodo 2023.
Tem início a 60ª Assembleia Geral da CNBB
A abertura aconteceu na manhã desta quarta-feira com a fala do Núncio Apostólico no Brasil, dom Giambattista Diquattro, representante do Papa Francisco no Brasil.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.