O Papa Francisco fez uma nova série de críticas à Rússia pelas ações do país na Ucrânia, dizendo que suas tropas foram brutais, cruéis e ferozes e que a invasão violou o direito de um país à autodeterminação.
No texto de uma conversa que teve no mês passado com editores da mídia jesuíta e publicada nesta terça-feira (14), ele elogiou os "corajosos" ucranianos por lutarem pela sobrevivência, mas também disse que a situação não era do tipo preto ou branco e que a guerra era "talvez de alguma forma provocada".
Embora tenha condenado "a ferocidade, a crueldade das tropas russas. Não devemos esquecer os problemas reais se queremos que eles sejam resolvidos", disse Francisco, incluindo o setor de armamentos entre os fatores que incentivam a guerra.
"Também é verdade que os russos pensaram que tudo terminaria em uma semana. Mas eles calcularam mal. Encontraram um povo corajoso, um povo que luta para sobreviver e que tem um histórico de luta", disse ele na transcrição da conversa, publicada pela revista jesuíta Civilta Cattolica.
"Isso é o que nos move: ver tamanho heroísmo. Eu realmente gostaria de enfatizar este ponto, o heroísmo do povo ucraniano. O que está diante de nossos olhos é uma situação de guerra mundial, interesses globais, venda de armas e apropriação geopolítica, que é martirizar um povo heróico", afirmou.
Separadamente, em uma mensagem para o próximo Dia Mundial dos Pobres da Igreja Católica Romana, papa Francisco lamentou que a Ucrânia tenha sido adicionada a uma lista de guerras regionais.
"Aqui, porém, a situação é ainda mais complexa devido à intervenção direta de uma 'superpotência' que visa impor sua própria vontade, violando o princípio da autodeterminação dos povos", disse.
Fonte: Agência Brasil
Abertas as inscrições para Educação Infantil na Cidade dos Meninos
Estão abertas as Inscrições para Educação Infantil para o ano letivo de 2026 na Cidade dos Meninos Maria Imaculada - um Serviço Franciscano de Evangelização, da Província São Francisco de Assis.
841 catequistas instituídos na Diocese de Santo André
Durante a celebração da Santa Missa aconteceu o lançamento do Diretório Diocesano de Catequese, documento que vai orientar a ação evangelizadora em todas as paróquias.
Conheça a história do primeiro papa agostiniano
Conheça a história do primeiro papa agostiniano.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.