Formação

Mês da Bíblia

Saiba por que a Igreja Católica celebra o Mês da Bíblia em setembro

Escrito por Espiritualidade

30 AGO 2019 - 15H53 (Atualizada em 24 AGO 2021 - 15H04)

Por Dom Carlos Rômulo Gonçalves e Silva

Bispo diocesano de Montenegro, no Rio Grande do Sul

Esse homem de Deus dedicou sua vida à Sagrada Escritura e fez toda a tradução dos livros da Bíblia para a língua popular de seu tempo que era o latim. Deu-se o nome de vulgata para esta edição na língua em que todo o povo entendia. São jerônimo traduziu a Bíblia das línguas originais, que são o hebraico do Antigo Testamento e o grego do Novo Testamento.

Por isso, no mês de setembro nós também procuramos nos dedicar ao estudo da Bíblia, à tradução para a nossa língua e à compreensão de sua mensagem. Precisamos fazer com que a Palavra de Deus se torne realidade em nossa vida. Por isso, nos dedicamos, no mês de setembro, ao estudo de um tema apropriado e um tema da Sagrada Escritura para descobrir este grande tesouro que Deus quer guardar no coração do Seu Povo. Convido você a se dedicar de corpo e alma à escuta da Palavra de Deus. Obedecê-la é deixar que o Senhor transforme a nossa vida por meio dela.

A nossa fé cristã nasceu de toda a tradição bíblica e vem de ouvir. No Antigo Testamento, é dito: “Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças” (Dt 6,4-5). Portanto, a primeira maneira de aplicar a Palavra de Deus é exatamente escutá-la. Somos uma religião da escuta. Devemos ouvir com atenção e acolher o que o Senhor nos diz porque Deus pode transformar nossa vida pela força de Sua Palavra.

Leia MaisSetembro: Mês da Bíblia Nova temporada do programa faz um estudo sobre as mulheres na BíbliaMaria na Bíblia

Na Missa, há o momento do pão da Palavra, quando escutamos as leituras cantamos o Salmo e ouvimos com atenção o Evangelho. Este é um tempo em que nossa consciência vai sendo formada pela mensagem de Deus. A partir desta escuta, da homilia e da reflexão da Palavra de Deus é que nós professamos a nossa fé. Assim, ouvindo e procurando obedecer a Deus, nós apresentamos com amor e confiança as nossas preces.

Também podemos fazer a leitura orante, a chamada Lectio Divina. Em silêncio, vamos acolhendo, lendo, meditando, orando e contemplando a palavra do Senhor. De modo especial, olhando a nossa realidade, procuramos compreender a Vontade de Deus e como podemos ser hoje Seus discípulos e discípulas.

A Palavra de Deus, sendo aplicada em nossa vida, orienta-nos a viver de forma cristã neste mundo. Ela guia e ilumina a nossa vida. Vamos acolher neste mês de setembro a oportunidade de sermos obedientes à Palavra do Senhor.

Seja mílite

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em Formação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.