Dia destes estava me preparando para nadar. Olhei para piscina e entrei sem pensar muito. Nadei, nadei e em certo momento percebi que a água e eu parecíamos ser uma coisa só. À medida em que dava braçadas, eu me sentia abraçada pela água num esforço mútuo de ir para frente.
Mergulhei até tocar o fundo da piscina. Então senti que a água, além de parecer uma coisa só comigo, também exercia alguma pressão sobre mim. Subi para a superfície e novamente aquela suavidade voltou a aparecer. Como pode? A mesma água que exerceu pressão, proporcionar suavidade e relaxamento? Pensei na vida e neste ano que estamos a encerrar. Às vezes ela, a vida, se parece com a água: pode ser suave e calma, como também pode pressionar. Vai depender muito do momento e da forma como estamos nadando.
Chegar ao final deste ano é a oportunidade que temos para observar a nossa jornada como jovens mílites, renovar as nossas forças e pensar de forma análoga sobre a vida e a maneira como estamos mergulhando nela. Naquele dia, ali na piscina, me fiz estas perguntas enquanto boiava cansada. Interessante perceber que mesmo após engolir água por conta de uma respiração malfeita, tive a oportunidade de recomeçar o exercício, lembrado do erro e corrigindo para não o cometer novamente. A vida, o ano, também são assim. Dá para acertar a braçada, reordenar o ritmo e começar de novo em uma nova manhã.
Nosso mestre em espiritualidade, São Maximiliano Kolbe, ensina que a consagração a Imaculada é o caminho seguro para nadarmos conforme a vontade de Deus. Digamos que Nossa Senhora seja como aquela professora querida que nos observa nadando e orienta sobre como nadar. Se tem coisa errada, ela alerta. Se estamos indo bem, ela confirma. Se der câimbra no meio do trajeto e a gente precisar de ajuda, ela é a primeira a mergulhar com a gente e ajudar a superar a dor, colocando-nos de volta na raia e dizendo: continue!
2024 pode ser um ano de grandes mergulhos em nossa missão como consagrados. Você aceita este convite? Para responder com consciência, vamos nos permitir fazer a avaliação de como vivemos 2023, observando nossos dias e ciclos. Nadar na missão nem sempre é agradável, porque a água pode nos parecer ameaçadora e fria. Há dias que são assim e isso faz parte. O que deve nos mover a iniciar o trajeto é a certeza de que estamos onde deveríamos estar, pois tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus. Fazer as pazes com a piscina da vida pode ser necessário, viu? E não há problema em aceitar isso. Se há áreas da sua vida que precisam de uma atenção especial, peça ajuda para Nossa Senhora. Ela jamais nos deixa sem respostas.
Conte com a gente aqui da Milícia da Imaculada. Você sempre está presente nas nossas orações e vemos um futuro lindo para você, mílite. Coragem, mergulhe sem medo!
A vocação da Milícia da Imaculada
Agradecemos a Deus pelos instrumentos que Ele colocou em nossas mãos e precisamos fazê-los chegar a mais pessoas! Por isso, estou fazendo um apelo duplo neste mês, enviando-lhe um boleto para doação mensal e um para doação extra. Vamos fazer um esforço a mais neste mês dedicado a Nossa Senhora? Sei que posso contar com você porque compartilhamos do mesmo sonho missionário!
Tempo de graça
O mês de março é um tempo especial de oração, interiorização e reencontro conosco mesmos e com Deus. Isto porque além de ser Quaresma, temos grandes exemplos para nos inspirar e trazer esperança, sobretudo exemplos como São Joé, o pai adotivo de Jesus.
Um socorro para a evangelização
Estamos vivendo momentos difíceis em nossa Obra e, até o momento, chegamos apenas em 54% de nossa meta financeira mensal. Não podemos deixar que as dificuldades nos derrubem. Por isso, faço este pedido porque sei que vamos vencer com a ajuda de todos os mílites.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.