Psicologia

Como lidar com a inveja que eu sinto?

É importante entender que é um sentimento doloroso e difícil de reconhecer porque fere a nossa própria imagem, pois significa assumir que quero algo que não tenho e que outra pessoa faz melhor

Eduardo Galindo (Divulgação)

Escrito por Eduardo Galindo

11 JAN 2023 - 00H00

Freepik

A inveja é uma das emoções menos toleradas na sociedade e é muito raro encontrar um paciente que não fale e não se queixe desse sentimento. Muitas vezes provoca raiva, destruição, ciúme e vingança como forma de satisfazer ou acalmar a angústia e a frustração de não ter algo; mas a raiva e a vingança são uma forma ruim de se lidar com esse sentimento, baseiam-se em destruir o que o outro tem. Essa destruição torna a inveja um sentimento inaceitável para si mesmo, pois é contrário aos sentimentos aceitáveis de amor, proteção e alegria. Para entender esse sentimento, devemos saber que crescemos em um ambiente em que a inveja foi considerada um dos sete pecados capitais, por isso, aprendemos que é péssimo senti-la e, pior ainda, expressá-la.

E assumimos a ideia de que existe uma inveja que é aceitável e outra que não é aceitável; mas todos esses ensinamentos não fazem nada além de piorar nossa tolerância à inveja. Na realidade, é mais um sentimento, e os sentimentos não são morais, não podem ser julgados como positivos ou negativos, mas são sinais ou radiografias do que está acontecendo conosco por dentro.

A inveja é um sentimento pouco aceito. Isso ocorre por causa da rejeição e da vulnerabilidade que ela produz. Se pensarmos em admitir abertamente a um amigo que estamos com inveja de seu prestígio no trabalho, é fácil? Certamente, no ambiente competitivo do trabalho, não. Como também não é fácil reconhecer que queremos ter o carro do nosso irmão, ou que invejamos a casa de um colega.

É mais comum transformar a inveja em raiva contra a pessoa que tem o que queremos, ou desprezá-lo. Por exemplo dizendo que ela é chata, ao invés de aceitar nosso próprio sentimento de inveja. Para lidar com isso, a primeira coisa é não julgar, ou seja, não avaliar que você é uma pessoa desprezível ou desqualificada por sentir inveja. Em segundo lugar, pergunte a si mesmo o que sente em relação a essa pessoa que tem o que você quer. A inveja só é prejudicial quando não priorizamos o nosso desejo e desqualificamos as pessoas que têm aquilo que queríamos. Aprender a lidar com a inveja é o grande desafio da humanidade.

Fonte: O Mílite

Escrito por
Eduardo Galindo (Divulgação)
Eduardo Galindo

Psicólogo Clínico, especialista em Psicoterapia Breve. Suas áreas de atuação são psicoterapia de adultos, grupos e casal, workshop, e assessorias de grupos e palestras.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por MI, em Psicologia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.