Por MI Em Viagem Atualizada em 26 MAI 2021 - 08H35

São Miguel dos Milagres é um convite à harmonia

Um lugar de paz e contato com a natureza




Quando a gente fica cansado o remédio é descansar. E quando a gente fica cansado de tantas coisas que se passam no mundo atual, é importante buscarmos a harmonia para poder superar aas situações caóticas que podem estar ao nosso redor.

São Miguel dos Milagres é um lugar especial para reorientar a vida, para estar em harmonia consigo mesmo, com os amigos, com Deus e com a criação. A cidade com 8 mil habitantes está na região norte de Alagoas. A região é conhecida como Costa dos Corais porque nas praias é possível ver as barreiras de coral que são como muros entre a praia e o oceano. Ali toda a região é de uma beleza incrível. Inclusive as cidades de Matriz do Camaragibe e Porto de Pedras.

A cidade ganhou esse nome no século XVI quando um pescador encontrou na areia da praia um objeto coberto de musgo e algas marinhas. Limpou com cuidado e viu que se tratava de uma estátua de São Miguel Arcanjo. O pescador reparou que uma ferida que tinha na perna cicatrizou milagrosamente enquanto realizava o trabalho de limpeza da estátua. Aí começaram peregrinações em busca de milagres no pequeno vilarejo. São Miguel dos Milagres foi um importante refúgio durante os conflitos com os holandeses que ocupavam a região. A cidade cresceu à sombra dos engenhos de cana-de-açúcar e, atualmente, conta com ampla plantação de coco e com o nascente turismo ecológico.

Hoje os turistas vão a São Miguel em busca do milagre do descanso em suas praias pouco movimentadas e de águas tranquilas. Como serviu de abrigo no tempo dos conflitos, continua a ser refúgio para as pessoas que fogem da agitação dos grandes centros urbanos.

Onde?

São Miguel dos Milagres dista 100 quilômetros de Maceió - AL. Na prática dá pra ir cedo e voltar de noite. Fica a 200 quilômetros do Recife - PE. Por lá tem a cidade de Maragogi - AL que atrai muitos turistas de ambos estados. Mas, São Miguel dos Milagres está um pouco fora da rota do turismo comercial. Aliás, o acesso é feito por outra estrada chamada de Rota Ecológica dos Milagres. É comum as pessoas irem com excursões que os hotéis de Maceió - AL oferecem; mas muita gente aluga carro nas capitais e vai curtindo a estrada e fazendo paradas para contemplar a paisagem; existem vans que realizam o transporte dos moradores da rodoviária de Maceió - AL até Porto de Pedras, não custa caro e é o meio de transporte mais utilizado na região.

São Miguel e as cidades vizinhas são simples. Isso não quer dizer que são precárias. Pelo contrário, que são cidades marcadas pela beleza da simplicidade. As pousadas e restaurantes tem boa qualidade e são, sobretudo, aconchegantes. Só uma coisa, é que lá não tem caixa eletrônico em todo lugar, então é melhor levar dinheiro.

O que lá tem de espetacular é a tranquilidade. Mas é uma tranquilidade em sentido bem amplo. Primeiramente, as águas claras, o céu azul e o verde das matas causam um impacto muito positivo. Existe aluguel de bicicletas e passeios de jipe que proporcionam se encantar mais com esse lugar. Por estar fora dos roteiros onde todo mundo vai, lá tem menos gente, praias quase desertas e, uma sensação nova, sobretudo, para quem vive nas grandes cidades e está sempre no meio de uma multidão.

A barreira de corais segura as ondas, de modo que não tem aquelas ondas fortes. Em muitos pontos das praias, há apenas ondinhas. Dá pra boiar e cochilar na água. As praias do Riacho e do Toque quase não tem ondas. Além desse “serviço” de redução de ondas, os corais criam as piscinas naturais. Existem jangadas que oferecem os passeios esse espetáculo permanente da natureza. Olhando de longe a gente acha que dá pra ir nadando, mas para quem não é acostumado a nadar no mar e não sabe interpretar as tábuas das marés, pode ser fatal. Mas com a jangada a vela se chega nas piscinas criadas pela natureza com as paredes de corais. Ali vivem peixes coloridos que recepcionam muito tem os turistas. É possível realizar pequenos mergulhos e ficar cara a cara com os cardumes.

A pandemia deixou a gente mais para dentro de casa, mas, quando chegar a hora de sair, quem sabe a gente vai ficar mais com a natureza em São Miguel dos Milagres?




Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por MI, em Viagem

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.