Por Frei Sebastião Benito Quaglio Em A Santa Missa Atualizada em 20 JUL 2020 - 22H17

O que é ser pobre aos olhos de Deus?

Ser pobre é quem é mais receptivo com Deus


As mãos são sinais de trabalho e humildade, verdadeira pobreza louvável


Confira na íntegra a homilia que Frei Sebastião fez nesta quarta-feira: 

Milícia da Imaculada · Evangelho e homilia 15 07 2020


Que palavras bonitas para todos aqueles cujas mentes se abrem para Deus!

Jesus disse: "Agradeço ó Pai por ter revelado essas coisas aos pequeninos". Do Evangelho de São Mateus, no sermão da montanha, vemos a primeira bem-aventurança: "bem aventurados são os pobres porque deles é o reino do céu". Quem são os pobres na Bíblia? Realmente, aqueles que estão abertos para Deus.

Vejam a imagem de Nossa Senhora: "Eis Aqui a serva do Senhor faça-se em mim segundo a tua palavra". O primeiro grande pobre, se assim podemos dizer, foi Jesus. O próprio Jesus fala: "Deus amou o mundo a ponto de enviar o seu filho". Ele veio do jeito mais simples e pobre. Apareceu lá em Belém, nascido no lugar onde se criava os animais. Os primeiros visitadores foram os pastores. Por isso temos que ver bem o que significa “ser pobre”, penso que é aquele  que está mais receptivo para Deus. E, como uma criança, espera em Deus.

Qual é a força da criança? Podemos dizer a pobreza dela, é a sua fragilidade. Se vemos um homem caído no chão, talvez paremos ou, mais provável, passemos direto, mas se for uma criança caída, tenho certeza que até o pior pararia, porque sabe que aquela criança precisa de alguém. A fragilidade da criança é que chama a nossa atenção. Sabemos disso.

A fragilidade da criança é a força dos pais. Quando essa fragilidade existe em nós provoca essa atração em Deus. Ele se sente pai de verdade, Ele se sente amado. Esta é a nossa pobreza. No entanto, não é uma pobreza de não ter nada. Podemos ter muitas coisas, mas perante Deus, temos esta abertura, essa disponibilidade.

O anjo disse a Nossa Senhora: “Ave cheia de graça!”. Ela podia muito bem se sentir importante perante essas palavras e também pelas palavras de Santa Isabel: “donde vem que a mãe do meu Senhor venha me visitar, pois quando a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre” e “feliz és tu que acreditou, bendita és tu entre as mulheres.” Qual foi a resposta de Nossa Senhora? “Minha alma engrandece ao Senhor, pois o todo poderoso fez em mim maravilhas Santo seu nome. Ele olhou para a humildade da sua serva e doravante todas as gerações me chamarão de bem-aventurada.”.

Qual foi grandeza de Maria? Reconhecer a obra de Deus na vida dela. Qual é então a nossa pobreza? É a riqueza verdadeira, essa disponibilidade e esta abertura para Deus. Portanto, hoje vemos o quanto somos importantes para Ele, que nos ama na nossa simplicidade e na nossa disponibilidade. Não é que nós fiquemos de braços cruzados, não, percebemos que como em Maria, Deus atua em nós quando deixamos Ele agir. Vejam São Francisco de Assis e tantos santos, o quanto perceberam o poder de Deus e perceberam a fragilidade deles, então se deixaram revestir com a força de Deus e realizaram grandes coisas. Assim, somos nós, nunca estamos sozinhos, então não tenhamos medo.Leia MaisO amor não conhece gaiolasRezar a DeusO atalhoEm nossas mãos

Quando você se sente abandonado por todos, não entre em pânico, não. É neste momento que Deus quer lhe dar algo especial. Você é mais amado ou amada que você possa imaginar. O importante é que você não entre em desespero, mas levante os seus olhos a esse Pai que está olhando para você com uma ternura infinita. Por isso, que eu não tenho motivo de ter medo e de entrar em pânico. Sinta esse amor essa ternura de Deus, desde de que você se deixe proteger e amar. Faça isso e você vai sentir uma grande energia, uma luz forte e uma força, grande força. Você vai perceber que tudo isso vem de Deus. Amém.

Oração depois da comunhão

Estamos na Tua frente Jesus, sim Jesus ouvimos Tuas palavras: “Eu te louvo ó pai porque revelastes essas coisas aos pequeninos e as escondestes aos sábios”. Queremos também ouvir as Tuas palavras: “Vinde a mim todos que estão cansados e exaustos e eu vos aliviarei” e também Jesus: “Não tenha medo, eu estou aqui convosco” e: “ Sem mim nada podeis fazer” Jesus, sabemos o quanto tu nos ama, o quanto valemos para ti e o custo de tudo isso foi a Cruz . Ninguém pode duvidar, perante a Cruz, o quanto é grande o teu amor para nós, o quanto somos preciosos, Jesus. Portanto, hoje, ouvindo as tuas palavras, te agradecemos por ter-nos escolhido. Acreditamos Jesus a tua proteção e na tua escolha e queremos continuar a pedir a tua proteção sobre todos nós e pedimos por aqueles que sofrem o abandono, a angústia, a perseguição, somente você, Jesus sabe e pode socorrê-los. Você sabe onde eles estão, onde eles vivem e conhece um por um. Abençoe, proteja e socorra a todos. Virgem Santa, como em Caná da Galileia, o seu coração de mãe percebeu a falta do vinho, aquele elemento que era o sentido da festa, aliás um dos grandes sustentadores da festa, ajuda-nos e dá a força naquilo que precisamos, com a tua intercessão. Peço por esses teus filhos que vivem atingidos pelas doenças, pela fome pelo desemprego, pela falta de abrigo e pelas humilhações. São teus filhos e por isso pedimos que cuide de todos eles. Amém!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Frei Sebastião Benito Quaglio , em A Santa Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.