Por Frei Sebastião Benito Quaglio Em A Santa Missa

O verdadeiro sentido do sábado

A palavra hebraica "sábado" significa "dia do Senhor"





Confira na íntegra a homilia que Frei Sebastião fez nesta sexta-feira:

Milícia da Imaculada · Evangelho e homilia 17 07 2020


Sabemos que Jesus encontrou muita resistência por parte dos defensores da lei e da própria religião na época. Eles tinham perdido o senso de justiça, então a lei era o único instrumento de legislação. A lei deve estar a serviço das pessoas, ela tem que ajudar e não oprimir.

Jesus lembra o verdadeiro sentido do sábado. A palavra hebraica "sábado" significa "dia do Senhor". Como domingo em latim significa a mesma coisa, "dia do Senhor", o primeiro dia da semana. Portanto o sábado tem um aspecto mais de repouso e o domingo, o primeiro dia. No domingo, primeiro dia da semana, celebramos a vitória de Cristo sobre a morte e a ressurreição de Jesus.

No sábado, os hebreus celebravam realmente a criação de Deus e a libertação do Egito. Portanto, como Jesus disse: "Quero misericórdia e não sacrifício." O sábado seria um dia de misericórdia, porque o sábado está a serviço do homem e não o homem a serviço do sábado.

Nisso vem esta dimensão de amor e de solidariedade. Deus quer proteger as pessoas, os homens e as mulheres. Nós transferimos o conteúdo do sábado para o domingo, porque no domingo, Cristo, que é o Senhor do sábado, é o centro de história.

Jesus é a ressurreição, Ele é a verdade e a vida! O importante, meus irmãos, é estar com Ele. E é muito bonito isso! Porque os apóstolos sentiam-se muito livres com Jesus. Está é a conquista da liberdade interior daquele que está com Jesus.

No fundo qual é a lei de Jesus? A lei de Jesus é o Seu amor, que foi criado pela solidariedade, que é fazer o bem de todos.Leia MaisPincel da ImaculadaZilda ArnsO amor não conhece gaiolasO atalho

Hoje quero acentuar também a importância da oração. Lemos na primeira leitura que Ezequias, condenado à morte pela doença, chorava e rezava. Vem Isaias e o cura com um sinal visível. Eu queria lembrar que nós estamos num tempo de epidemia muito séria. E que mais uma vez encontramos a força na oração. Certo? Vamos lá! Cristo que é amor e misericórdia não vem esmagar as pessoas, mas libertá-las. Lembremos sempre daquelas palavras Dele: “Vinde a mim vocês todos que estão cansados e exaustos eu vos aliviarei.” São bonitas essas palavras e verdadeiras, pois Ele não veio para impor, mas para libertar

Oração após a comunhão

Mesmo longe geograficamente, estamos aqui juntos contigo, Jesus. Tu és o nosso caminho, a nossa vida e a nossa força. Queiramo-nos deixar guiar por ti Jesus. Dá-nos a tua força, a tua luz e sustentai-nos no caminho da vida. Pedimos Jesus, que possamos contigo vencer o medo, a angústia... Temos certeza da cura, da paz, da serenidade e da alegria que vem de Vós.

Virgem santa Mãe de Jesus e nossa, mais um dia que queremos colocar em tuas mãos, com essas rosas. Cuida de nós, somos teus filhos, cura os nossos doentes e enxuga as lágrimas dos que vivem aflitos. Dá a todos, Virgem Santa, alegria no coração, a força da esperança. Tu és mãe! Tu podes como Mãe de Deus, cuidar de tudo e de todos nós, seus filhos. Por isso neste momento vamos recolocar em tuas mãos com amor e confiança a nossa vida, esse novo dia, os nossos trabalhos, nossas preocupações e dificuldades. Pedimos a tua ajuda a tua intercessão. Tu és mãe! Cuide de nós seus filhos. Amém!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Frei Sebastião Benito Quaglio , em A Santa Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.