Por Túlia Savela Em A Santa Missa Atualizada em 20 MAI 2020 - 17H19

Torne a sua vida cheia de amor

O frade convidou os fiéis a pedir luz ao Espírito Santo e imitar Maria. "Como Ela, no silêncio, vamos meditar esses mistérios da cruz e ressurreição de Jesus, agora que temos mais tempo. Vamos crescer, crescer, crescer na fé, no amor e na esperança"




Frei Sebastião Benito Quaglio, OFM Conv., explica aos fiéis que só é possível conhecer Jesus por meio da revelação do Espírito Santo. Somente invocando-o, pode-se entender o sentido da cruz: “Quem quiser vir atrás de mim, tome sua cruz e me siga”.

“A cruz é a consequência de aceitar com amor seguir os passos de Jesus Cristo, que exigem, em determinados momentos, este itinerário, pois o amor a Cristo é um amor dedicado, generoso, até dar a vida por isto. E quem revela esta linguagem é o Espírito Santo, porque não é uma linguagem humana”, explica o frade.

No início da celebração, no ato penitencial, o sacerdote convidou os fiéis a dar espaço à Misericórdia Divina: “Vamos deixar Deus colocar em dia nossa vida; dar espaço à misericórdia de Deus, que nos acolhe sempre”. E voltou a rezar pelos doentes, da pandemia do novo coronavírus, e por adultos, jovens e crianças que sofrem. “Aqui é o lugar certo para colocar as orações: no altar da Santa Missa”, indicou.

Confira aqui o vídeo completo. A celebração começa aos 16 minutos iniciais. Acompanhe as leituras na nossa página da liturgia diária.

A seguir, você pode rever a homilia e as orações finais, na íntegra, em texto e áudio:

Milícia da Imaculada · Evangelho e homilia 20 05 2020

Homilia:

Muito bem, meus irmãos e irmãs, a Palavra de Deus é sempre a palavra de luz que nos orienta, nos sustenta e justifica a nossa maneira de ver e viver.

Preste bem à atenção, na primeira leitura, ao grande missionário São Paulo, que não tem medo de nada. É um homem bem preparado, erudito, e enfrenta a cultura grega, a mais famosa, com filósofos etc. Ele vai ao pantheon, um local para o culto de todos os deuses, e vê ali um lugar de culto, um altar, ao Deus desconhecido.

E Paulo diz: “Eu vim falar desse Deus”. E revelou uma coisa inacreditável: “Este é o Deus que fez o céu a terra, que criou tudo. Tudo existe por causa dele. Ele morreu e ressuscitou”. Quando falou isso, não tinha sabedoria humana que pudesse aguentar esta revelação de São Paulo.

E eles disseram que iriam ouvi-lo falar numa outra vez, e o abandonaram. Este foi o machucado mais duro de São Paulo, pois, na verdade, São Paulo se retirou para Corinto e ficou muito tempo em silêncio. A atividade dele, depois, diminuiu, mas aumentou a intensidade da sua pregação.

E, quando retornou a pregar, disse: “Vou pregar Cristo, e Cristo crucificado”. Interessante isso. E depois diria: “Não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim”. Portanto, a pessoa de Cristo era o conteúdo da pregação. Cristo disse: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”. Paulo vocalista Cristo como a Verdade. E o Papa, comentando esse Evangelho, dizia que a verdade não se encontra nas enciclopédias, nas bibliotecas. A verdade se encontra numa pessoa: essa pessoa se chama Jesus Cristo. Esta Verdade nos é revelada pelo dom de Jesus, que é o Espírito Santo.

Portanto, meus irmãos, quando a gente não aceita Jesus morto e crucificado, Ele é um escândalo, porque Ele ressuscitou e esse é o caminho. E a verdade nos faz compreender o sentido da Cruz. Sabe que essa é uma linguagem muito dura, também para muitos católicos, muitos cristãos. Às vezes, a gente aguenta a cruz, mas nem sempre entendemos o valor dela. Porque se Jesus fala: “Quem quiser vir atrás de mim, tome sua cruz e me siga”. Que é esta cruz, meus irmãos? Jesus quer o nosso sofrimento? Não. A cruz é a consequência de aceitar com amor seguir os passos de Jesus Cristo, que exigem, em determinados momentos, este itinerário e não, por comodidade, outros itinerários.

O amor a Cristo é um amor dedicado, generoso, até dar a vida por isto. E quem revela esta linguagem é o Espírito Santo, porque não é uma linguagem humana.

Por isso, conhecer Jesus é uma revelação. Como o papa disse: “A verdade é uma pessoa”. E esta pessoa tem que ser revelada e por isso que o Espírito Santo, que é o Espírito de Jesus e do Pai, nos revela Jesus. E nós, que queremos ser autênticos cristãos, temos que fazer de tudo para conhecer essa pessoa. E quando é que você conhece uma pessoa? Quando você convive com ela. Aí, então, você a conhece. Como é que você convive com Jesus? Experimenta: ouça o que Ele diz; faça o que Ele pede; sinta Sua presença e você vai entender quem Ele é. E aí nasce o entusiasmo por Ele. E esse entusiasmo para com Ele te faz fazer qualquer coisa, que, perante outros olhos, parece um fracasso, uma coisa para evitar, mas, com os olhos de Jesus, você abraça com amor.

Quem ajuda os pobres? Quem acompanha um doente? Quem anima uma pessoa desanimada? Quem vai visitar uma pessoa abandonada? Quem a ama. E Ele faz isso como se fosse uma tortura? Não.

Você já viu como ajudar alguém dá uma alegria grande no coração? Já experimentou? Você sente mais alegria em dar um presente ou ao receber um presente? Quando você vê que a pessoa precisa, você vê a alegria da pessoa. E quando você dá alguma coisa que provoca essa alegria, você se sente mais feliz. É a cruz de Cristo.

A cruz de Cristo não é um martírio, mas é o heroísmo do amor. Quem ama, carrega a cruz de um peso incrível que um homem, sem amor, não tem força, nem coragem. Portanto, o segredo está em conhecer a verdade que é Jesus Cristo e este Jesus Cristo você o conhece andando com Ele, fazendo essa experiência de comunhão com Ele. Como? Peça ao Espírito Santo. Ele te ilumina e te mostra. Ele mostra que, no rosto daquela pessoa, é Jesus que te chama. Amém!

Milícia da Imaculada · Orações após a comunhão 20 05 2020

Orações após a comunhão:

A Santa Missa termina agora, mas Cristo continua. E vamos lembrar o que ouvimos na Palavra: o conhecimento vem do encontro. Torna Jesus presente na sua vida. O próprio Espírito Santo vai te revelar quem é, realmente, Jesus Cristo.

Às vezes, a gente acha que sabe tudo o que está escrito no Catecismo. É claro, isso é preciso. Você pode saber tudo de uma pessoa, mas você a conhece somente quando você ama e é amada por esta pessoa. É o Espírito Santo que nos revela Jesus.

Estamos nos preparando para o dia de Pentecostes, exatamente, para que o Espírito Santo nos revele aquele que é a nossa vida, que doou Sua vida por nós: Jesus Cristo. E é com Ele que a vida tem sentido, o dia a dia. Mesmo esses momentos de angústia, de solidão, com Jesus, tem sentido.

Você está colaborando com Ele, de uma certa forma, com a Sua paixão e morte, para a redenção do mundo, porque Cristo continua vivendo em você. “Não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim”, disse São Paulo. E essa presença de Jesus em você continua a ação redentora dele no mundo. Você não vê, mas através do teu amor e da tua fé, Ele continua salvando as pessoas. Sinta-se apóstolo, apóstola, de Jesus, e peça ao Espírito Santo que te revele essa verdade e torne a tua vida cheia de amor e generosidade, entusiasmo, vontade missionária, e, concretizando essa vontade com o teu dia a dia. Então, longe de ser um dia chato, será um dia maravilhoso, em que você sente cada respiro, cada olhar, cada gesto é um complemento da missão de Jesus no mundo. São Paulo disse: “Completo na minha vida o que falta da Paixão de Cristo”. É um mistério, meu irmão.

Muitas coisas não têm a nossa lógica, porque a fé não é feita de uma lógica humana, mas é feita com a lógica divina. E somente a leitura com os olhos do Espírito Santo nos faz entender essa lógica. Vamos estar juntos com Jesus. Peçamos luz ao Espírito Santo e vamos imitar Maria. Como Ela, no silêncio, vamos meditar esses mistérios, agora que temos mais tempo. Vamos crescer, crescer, crescer na fé, no amor e na esperança. Com confiança, coloquemos a nossa vida, a de nós todos, no Coração de Jesus, com as mãos de Nossa Senhora:

(Oração da Consagração e Ave-Maria)

Ofereçamos esse dia a Jesus, pelas mãos de Nossa Senhora. Será um dia abençoado, carregado de amor, de serenidade, de alegria e de ternura.

Desça sobre vocês a luz divina, a sabedoria e a força!

(bênção final, Christus Vincit e Regina Coeli)

Tenham todos um dia maravilhoso, no coração de Jesus e de Nossa Senhora!

Leia MaisSe Eu não for, não virá a vós o DefensorRádio e TV Imaculada transmitem missa em homenagem à Semana da Comunicação O AlimentoUna-se a nós, diariamente, na Santa Missa!. De segunda-feira a sábado, a partir das 8h15 e às 20h (horário de Brasília; a partir das 9h15 e às 21h, horário de Campo Grande - MS) e, aos domingos, às 7h, 10h30 e 18h (horário de Brasília; às 8h, 11h30 e 19h no horário de Campo Grande - MS). Ouça em Radio On-line e pelo aplicativo Milícia da Imaculada, ou por uma das emissoras de rádio da Fundação Padre Kolbe (Rádio Imaculada 1490 AM, na Grande São Paulo; 107,1 FM, em Atibaia - SP, 97,3 FM, em Maceió - AL e 580 AM, em Campo Grande - MS).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Túlia Savela, em A Santa Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.