Santo Antônio foi um jovem português que se consagrou a Deus como religioso. Dizem que foi morar em Coimbra para se distanciar da família e se dedicar melhor à vocação. Ali conheceu os jovens franciscanos que partiam em missão. Após algum tempo, retornaram para Coimbra os corpos dos freis que haviam sido martirizados. Esse testemunho fez com que Santo Antônio se entusiasmasse pela missão e tornou-se franciscano. Foi para o Marrocos onde adoeceu e teve que voltar. No retorno, uma tempestade lançou o navio na costa italiana. Quando vejo as notícias dos migrantes que se arriscam e naufragam no Mediterrâneo, sempre me lembro de Santo Antônio que passou também por essa travessia perigosa. Imagina só, doente e depois de uma tempestade, ele ficou muito debilitado.
Santo Antônio foi até Assis no chamado Capítulo das Esteiras que foi uma assembleia de freis em que cada um levava somente a sua própria esteira para dormir no chão. Ali os frades se dividiram em diversas comunidades para se dedicar à missão. Em sua pequena comunidade, Santo Antônio se dedicou aos cuidados da casa, era uma espécie de caseiro, de empregado doméstico e cozinheiro. Certa ocasião, havia uma ordenação sacerdotal e o pregador não pode comparecer; pediram ao padre português para pronunciar o sermão e, depois disso, não parou mais, pois todos se encantaram.
Santo Antônio pregava nas praças, na praia, nas vilas, porque nas igrejas era permitido falar somente em latim, mas fora ele falava na língua do povo. Se fosse hoje, falaria inclusive aqui na Rádio Imaculada e, certamente, animaria também nossas redes sociais.
Aos 36 anos, cantando um hino para Nossa Senhora, Santo Antônio morreu nas proximidades da cidade de Pádua. Eu me formei na Basílica de Santo Antônio, em Pádua. Ele é como o fundador da minha vocação. Estudei também em Campo Sanpiero onde o santo teve a visão do Menino Jesus. E foi no túmulo dele, que é chamado de "Arca", que recebi o crucifixo para ser missionário na América Latina.
Anos depois, me encontrei com Santo Antônio quando estava em busca de recursos para adquirir a Rádio Imaculada. Fui com Dom Cláudio Hummes rezar na Basílica, em Pádua. Coloquei a mão na "Arca" e pedi ao santo que nos ajudasse; naquela hora, vi passando o superior do convento de lá, contei que estávamos atrás de recursos e comentei da dificuldade de conseguir o dinheiro. O superior perguntou quanto era necessário para comprar a rádio. Falei o valor que era bem alto, e ao invés de se assustar como os outros, ele disse para eu ficar tranquilo porque ia dar um jeito. Achei que era brincadeira. Logo mais conseguiu fornecer o que seria a entrada do pagamento da rádio. Depois Santo Antônio continuou nos ajudando para que conseguíssemos pagar a emissora. Mas se não tivéssemos conseguido a quantia da entrada, a rádio seria vendida para outras pessoas, pois era cobiçada na época. Foi um milagre conseguirmos adquirir a rádio, com certeza.
Vi um outro milagre interessante de Santo Antônio, em Pádua. Uma moça foi rezar no túmulo do santo pedindo um marido. Um rapaz também estava de olhos fechados, rezando e pedindo uma esposa. Sem querer, esbarrou na mão da moça. Ela ficou brava e ele foi atrás pedindo desculpas porque ficou envergonhado. Acabou que se conheceram e se casaram. Agora vamos ver mais milagres de Deus pela intercessão de Santo Antônio. Vamos rezar, confiar e trabalhar com amor. A Rádio Imaculada 1490 AM vai passar a transmitir em FM e será amplificada a audiência da Palavra de Deus; vamos difundir a evangelização pela internet que tem um alcance importante, e com a bênção do santo, as revistas da Milícia da Imaculada e o Mensageiro de Santo Antônio vão continuar a missão de informar e evangelizar mesmo em cenário adverso. Santo Antônio foi uma pessoa que sempre esteve voltada para Deus. Ele se decidiu por Deus na consagração de sua vida, na escolha pela missão, no serviço à casa dos freis, na pregação nas igrejas e nos campos. Ele é exemplo para que nós também tenhamos nossa vida constantemente orientada para Deus, dele recebemos a força, a energia, o sentido para a vida.
Que Deus abençoe a todos pela intercessão de Santo Antônio dando o entusiasmo, a saúde e a força, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém
Fonte: O Mílite
A santidade de Mônica e Agostinho
Nos dias 27 e 28 de agosto celebramos a memória de Santa Mônica e Santo Agostinho. Ambos eram mãe e filho, Santa Marta foi capaz de transformar a vida vazia do filho no caminho da fé cristã; tanto que Santo Agostinho mais tarde ficou conhecido como o Doutor da Igreja. Venha conhecer essa linda história de mãe e filho!
O testemunho da fé de São Maximiliano Maria Kolbe
A Igreja celebra neste dia 14 a memória do santo fundador da Mi, São Maximiliano Maria Kolbe. Ele deu a própria vida para salvar a de um pai de família em um campo de concentração, durante a Segunda Guerra Mundial. Porém, a atitude de padroeiro dos nossos difíceis tempos está além de seu amor pelo próximo. Acesse e venha meditar com a gente!
Maria: ideal de São Maximiliano Kolbe
Entender a Imaculada como acesso a Santíssima Trindade. Foi esse pensamento que São Maximiliano Kolbe colocou no centro de sua espiritualidade e na MI. Entender que Nossa Senhora é o sim que todos devemos dar para o projeto de Deus em nossas vidas. Acesse e medite com a gente sobre essa meta de vida de Kolbe e a herança que ele deixou para a MI!
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.