Perfume de Francisco

O dia que São Francisco se despiu

Esse episódio da vida de São Francisco é muito interessante e tem muito a ver conosco. Descubra!

Rodrigo

Escrito por Rodrigo Vasconcellos

24 JUN 2021 - 17H25 (Atualizada em 12 FEV 2024 - 07H09)

Divulgação

São Francisco de Assis estava sendo mantido preso em casa pelo próprio pai. O motivo era porque ele andava com pessoas consideradas desprezíveis na época, como por exemplo os leprosos; e isso trazia desonra ao nome da família. No entanto, sua mãe não concordava com as atitudes do marido e agiu da forma que lhe convinha num breve momento em que estava sozinha em casa e soltou Francisco.

Ele então agradeceu a Deus, e, em liberdade, correu para um esconderijo. Contudo, em algum momento seu pai o procuraria e por isso saiu “ao encontro dele espontaneamente, alegre e decidido, declarando que nem cadeias nem castigos o farão vacilar, pois estava pronto a sofrer com alegria toda a espécie de vexames pelo nome de Cristo”.

O pai, por sua vez, não concordou que o filho gaste todo o seu dinheiro com os pobres, justamente tal qual era a decisão de Francisco, assim como reconstruir a capela. Desta forma, Francisco, que tinha outras prioridades, entregou tudo ao pai. No entanto, ele ainda precisaria ir até o Bispo da cidade a pedido de seu progenitor.

Diante do bispo e de todos, São Francisco ficou nu. Despiu as roupas para comprovar que sua decisão estava tomada. Determinado e com tamanha coragem, foi então reconhecido. “Disso convencido, logo ali se constituiu seu protetor e, animando-o e confortando-o, estreitou-o contra o peito, com entranhado amor. E aí vai ele, qual novo atleta, lançar-se nu na luta contra o inimigo nu. Abrindo mão a tudo o que é mundano, só a justiça divina o preocupa.”Leia MaisNovena de Nossa Senhora do Perpétuo SocorroA oração do Pai-NossoSão José de Cupertino: voos da santidadeNovena de Nossa Senhora Rainha da Paz de MedjugorjeA devoção a Santo Antônio

Quantas vezes não buscamos o que é essencial ao nosso coração e, ao invés disso, nos preocupamos com o que é trivial? Qual a posição de Deus na sua vida? Ele é o primeiro colocado disparado ou está só entre as primeiras posições?

É preciso dar valor ao que temos hoje e assumir nosso lugar espiritual. Compreender que nada levaremos após a morte, logo, se despir das coisas mundanas não deveria ser nenhum sacrifício, todavia muitos de nós damos mais importância ao que vem de Deus.

Francisco ouviu a voz de Deus, assumiu suas responsabilidades, e com fervor, seguiu determinado a cumprir as promessas de Deus.

Escrito por
Rodrigo
Rodrigo Vasconcellos

Formado em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), Rodrigo Vasconcellos, de 31 anos, nasceu em Santo André e atualmente mora na cidade de Atibaia. Estudante do catolicismo, nascido e criado em paróquia Franciscana, hoje ele busca viver intensamente seus dias refletindo a espiritualidade e vida de São Francisco de Assis. Sua frase preferida é: "A simplicidade não está nas coisas, mas em você"

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em Perfume de Francisco

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.