Por Vladimir Ribeiro Em Brasil

Vacinação contra sarampo deve imunizar 1,4 milhão de crianças

A chamada “dose zero” não substitui a vacina do calendário nacional de vacinação

Divulgação
Divulgação
Cerca de 1,4 milhão de bebês devem ser imunizados


Uma campanha nacional quer vacinar crianças de seis meses e menores de 1 ano contra o sarampo em todo o país. A campanha, que teve início nesta quinta-feira (22), é diferente. Isto porque o publico-alvo são bebês de seis meses a 11 meses e 29 dias. Essa dose de vacina é denominada tecnicamente de “dose zero”.

Normalmente, a proteção vacinal contra o sarampo começa quando a criança completa um ano, e recebe a primeira dose da tríplice viral.

O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, explica que a medida pretende proteger esse público-alvo que é o mais suscetível a casos graves e óbitos decorrentes da doença.

Os estados vão receber 10% a mais das doses para a aplicação nessa faixa etária. A meta é vacinar cerca de R$1,4 milhão crianças menores de um ano de idade.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil registrou, nos últimos 90 dias, mais de 1,6 mil casos confirmados de sarampo. 99% dos casos foram confirmados no estado de São Paulo.

A pasta ressalta que a chamada “dose zero” não substitui e não será considerada válida para fins do calendário nacional de vacinação da criança.

A imunização de rotina deve ser mantida. Assim, além dessa dose que está sendo aplicada agora, os pais e responsáveis precisam levar os filhos para tomar a vacina tríplice viral (D1) aos 12 meses de idade (1ª dose); e aos 15 meses (2ª dose) da tetra viral ou a tríplice viral + varicela.

Da Radioagência Nacional

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Vladimir Ribeiro, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.