Uma campanha nacional quer vacinar crianças de seis meses e menores de 1 ano contra o sarampo em todo o país. A campanha, que teve início nesta quinta-feira (22), é diferente. Isto porque o publico-alvo são bebês de seis meses a 11 meses e 29 dias. Essa dose de vacina é denominada tecnicamente de “dose zero”.
Normalmente, a proteção vacinal contra o sarampo começa quando a criança completa um ano, e recebe a primeira dose da tríplice viral.
O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, explica que a medida pretende proteger esse público-alvo que é o mais suscetível a casos graves e óbitos decorrentes da doença.
Os estados vão receber 10% a mais das doses para a aplicação nessa faixa etária. A meta é vacinar cerca de R$1,4 milhão crianças menores de um ano de idade.
De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil registrou, nos últimos 90 dias, mais de 1,6 mil casos confirmados de sarampo. 99% dos casos foram confirmados no estado de São Paulo.
A pasta ressalta que a chamada “dose zero” não substitui e não será considerada válida para fins do calendário nacional de vacinação da criança.
A imunização de rotina deve ser mantida. Assim, além dessa dose que está sendo aplicada agora, os pais e responsáveis precisam levar os filhos para tomar a vacina tríplice viral (D1) aos 12 meses de idade (1ª dose); e aos 15 meses (2ª dose) da tetra viral ou a tríplice viral + varicela.
Da Radioagência Nacional
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.