Dor de cabeça
Por Alex Souza Em Saúde Atualizada em 14 OUT 2020 - 16H46

Doenças da cabeça

O que passa na sua cabeça nesse momento?



Em diversas situações, as dores aparecem em nosso cotidiano, e quando menos esperamos, alguma doença se instala. Nesse aspecto, precisamos parar e prestar a devida atenção em nossos pensamentos e tudo que passa dentro de nossa cabeça, pois é lá que está o maestro do corpo – o cérebro. 

Quando nosso cérebro não está em ordem, as chances de ficarmos doentes aumentam exponencialmente, e em dias modernos, é raro encontrar uma pessoa bem equilibrada.

O estresse é o grande vilão do momento, uma vez que, ele derruba nosso sistema imunológico, atrapalha nossa capacidade de pensar, acelera o processo de envelhecimento e afeta diretamente o humor, causando dores em diversas regiões do corpo, incluindo a cabeça. Ele surge de várias formas e tamanhos, pode ser agudo e crônico, sendo divido em estresse social, físico, metabólico, só para citar alguns (1).

Leia Mais3 dicas para reduzir as doresEnvelhecimento ativoComo ter uma rotina saudávelExistem outras diferentes doenças que afetam nossos sistemas, como o Alzheimer,que é definido pelos danos causados no cérebro com perda de neurônios e comprometimento das funções cognitivas. Muitas evidências científicas sugerem que doenças neurodegenerativas como ele, acontecem pelo acúmulo excessivo de proteínas prejudiciais no sistema nervoso (2) sendo muito comum em indivíduos idosos atingindo mais de 35 milhões de pessoas no mundo (3).

Há também o Parkinson, doença frequente com o avanço da idade, caracterizada pela redução seletiva de dopamina no cérebro, causada por um processo patogênico que deteriora o sistema nervoso e geralmente resulta da interação complexa de fatores ambientais e genéticos (4).

Pensem na complexidade que é ficar doente e expor o corpo a esses tipos de problemas, fora as dores, os gastos e todo o sofrimento do processo. Cuidar é sempre a melhor estratégia. Zelar é sempre uma ótima opção e prevenir é a escolha mais inteligente.

Se tudo começa na cabeça, é necessário cuidar de toda essa estrutura e afastar essas doenças por meio de medidas preventivas e estilo de vida ativo.

Com o aumento da expectativa de vida mundial, há dois caminhos:

1. Envelhecer de forma doentia e com baixa qualidade de vida;

2. Envelhecer de maneira saudável e com longevidade qualitativa;

A escolha só depende de você, e por agora saber disso, escolha a sua saúde e não mais a doença.

Referências
1.RATLEY. J. Corpo ativo mente desperta - a nova ciência do exercício físico e do cérebro. Objetiva, 2007.
2. MUCKE, L. Alzheimer’s disease. NATURE|Vol 461|15 October 2009.
3. PRINCE, M. et al. The global prevalence of dementia: a systematic review andmetaanalysis. Alzheimers Dement. 9, 63–75.e62 (2013).
4. LIPPOLIS, R. et al. Altered protein expression pattern in skin fibroblasts fromparkin-mutantearly-onset Parkinson's disease patients. BiochimicaetBiophysicaActa, 2015.

Seja mílite

Escrito por
Alex Souza (Arquivo pessoal)
Alex Souza

Alex Souza é bacharel e licenciado em Educação Física, pós-graduado em Fisiologia do Exercício e Treinamento Resistido, personal trainer, especialista em envelhecimento, mentor do "Grupo do Exercício e Fé", palestrante e escritor.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alex Souza, em Saúde

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.