Plantar alface em garrafa pet é uma prática barata, sustentável e que pode ser feita em casa. Para fazer o plantio em vasos autoirrigáveis, é preciso separar uma muda da hortaliça e materiais como garrafa de plástico, barbante e substratos. É uma ótima opção para quem deseja cultivar alface em ambientes com pouco espaço e sem desperdiçar água.
Além disso, de acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), mais de 70% do plástico usado em todo o mundo não é reciclado. Dar uma nova função para as garrafas que seriam jogadas no lixo também favorece o meio ambiente.
1º passo: preparar o recipiente
O primeiro passo é cortar uma garrafa pet ao meio. Em seguida, é preciso fazer um furo na tampa e passar um barbante, de algodão ou material sintético, por ela. Logo depois, é só encaixar a tampa na garrafa e reservar as duas partes do recipiente.
2º passo: fazer o plantio
Com a garrafa já preparada, você pode pegar uma pequena muda para transplantar ou plantar as sementes diretamente no vaso feito a partir da garrafa pet. É importante usar um substrato de qualidade para que a hortaliça se desenvolva bem.
O plantio da muda ou das sementes é feito na parte que seria a superior da garrafa, só que numa posição semelhante a um funil. Ela ficará encaixada na outra parte, que servirá como um reservatório de água. Esse encaixe vai ajudar na vedação do recipiente e impedir a entrada de insetos.
O barbante que atravessa na tampa será o responsável por transformar a garrafa em um vaso autoirrigável, pois fará a conexão entre as duas partes, permitindo que o substrato receba água constantemente.
3º passo: aguardar o tempo da colheita
Com as duas partes encaixadas, basta irrigar o substrato e colocar o vaso em um ambiente com boa iluminação. A hortaliça cresce melhor com a luz direta da manhã. Dependendo da região do país, a incidência solar é forte no período da tarde e pode causar danos às folhas.
A semente leva aproximadamente de cinco dias a uma semana para brotar e a colheita final, pronta para o consumo, constuma acontecer entre 40 e 50 dias.
Benefícios da alface
O território nacional conta com diferentes tipos de alfaces. Entre as variedades mais conhecidas estão a lisa, a manteiga, a mimosa e a roxa. De acordo com relatório da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados - Abrafrutas em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil - CNA, no Brasil, a produção da hortaliça corresponde a 49,9% da área dedicada à produção das folhosas.
Rica em vitaminas e nutrientes, a verdura é indicada para quem sofre com problemas de insônia, pois em sua composição há uma substância chamada lactucarium, que ajuda o corpo a relaxar. Por ser um alimento de baixo teor calórico, possui 15 calorias em 100 gramas, é uma boa opção para quem busca uma alimentação saudável e balanceada.
Papa aos universitários: saciar a fome de verdade e de sentido é uma tarefa necessária
Rosário Missionário reúne centenas de crianças na Milícia da Imaculada
Encontro mobilizou paróquias da Diocese de Santo André em uma grande corrente de oração pela paz.
Serão beatos 11 sacerdotes mártires do nazismo e do comunismo. Pe. Angelo Angioni será Venerável
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.