Colunista

A festa da Epifania do Senhor

A experiência epifânica é reconhecer Deus em uma frágil criança no presépio

Escrito por MI

09 JAN 2023 - 16H05 (Atualizada em 11 JAN 2023 - 12H25)

Hoje é festa da Epifania para os ocidentais, para os orientais é Teofania e inclui Natal e sobretudo o Batismo, pelo calendário juliano com dez dias de diferença do gregoriano. Para os orientais e ortodoxos em particular hoje é a festa solene de um Deus que se manifesta de forma cabal e plena no humano Jesus, agora manifesto para todos pelas águas do Batismo.

Deus é como Jesus. Temos na vida humana muitas epifanias, em geral, aquelas que fazem poetas e músicos receberem inspirações. Há também epifanias quando a surpresa da vida emudece nossas palavras e faz explodir nosso coração. Perdemos as palavras diante da beleza da vida. Há cristofanias como Paulo teve no caminho de Damasco. Há hierofanias em cada religião quando o tremendo se mostra ao terreno e vemos a luz divina.

Há Mariofanias quando a Mãe de Deus acarinha o povo sofredor como conhecemos em oito ocasiões na história recente e entre elas a Virgem de Guadalupe falando com o indigena nahuatle Juan Digo. Há onze teofanias nos relatos do Cristo Ressuscitado e entre elas o encontro com Madalena no Jardim. Cena maravilhosa de quem ama Jesus e faz experiencia de que Ele vive.

Apesar de tudo isso continua sendo um mistério e uma tarefa diária saber onde Deus se revela hoje. Os chamados lugares da manifestação. Em cada pessoa, na Eucaristia, quando o povo se reúne, luta e reza juntos. E algumas vezes também no lusco-fusco da vida entre luzes e sombras. Cremos sem ver e vemos com o olhar do coração. Enigmas e mistérios.

Assim nos diz Santo Tomás: “O último grau do conhecimento humano de Deus consiste nisto: saber que nada sabemos do que é Deus”, ou na versão de Santo Agostinho: “Deus se sabe melhor, dessabendo”.

A melhor maneira de falar de Deus é sempre pelo uso de metáforas: Criador, rei, rochedo, juiz, esposo, pastor, Senhor, luz, fogo, teofania, epifanias, hierofanias, sombras, dores e amores mas, sobretudo na palavra de Jesus: nosso Pai.

Quem vê Jesus viu Deus. Tão humano assim só pode ser Deus. Os reis magos vindos do Oriente descobriram isso em um neném envolto em palhas. Os pastores ouviram anjos. E nós sabemos de Deus pois ele é o mais íntimo de nosso íntimo. O calor que aquece nosso coração. Fogo que jamais se apaga, mas aquece e anima a caminhar.

A estrela é a guia. Os anjos os cantores. A experiência epifânica é reconhecer Deus em uma frágil criança no presépio. Contradição total com a glória mundana.

Epifania exige usar estetoscópio para ouvir os pulmões e corações palpitando. Ouvir por dentro. Feliz manifestação em tua vida e família. Seja você também um sábio que caminha em direção aos pequeninos.

Os sábios são os que ouvem o pensamento distinto e aprendem na diferença. Quem impõe e cala não sabe de epifanias. É oco. Quem segue estrelas e se alegra com crianças decifrou o enigma celeste. Aprende desaprendendo.

Há algo de divino no DNA humano. Há um belo humano em Deus. Quando o Verbo se fez carne em Jesus toda a criação foi Verbificada. Feliz Festa de Santo Reis. Feliz festa ortodoxa do Batismo. Que sejam festas onde o Amor seja manifesto.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por MI, em Colunista

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.