Colunista

A festa da Epifania do Senhor

A experi√™ncia epif√Ęnica √© reconhecer Deus em uma fr√°gil crian√ßa no pres√©pio

Escrito por MI

09 JAN 2023 - 16H05 (Atualizada em 11 JAN 2023 - 12H25)

Hoje é festa da Epifania para os ocidentais, para os orientais é Teofania e inclui Natal e sobretudo o Batismo, pelo calendário juliano com dez dias de diferença do gregoriano. Para os orientais e ortodoxos em particular hoje é a festa solene de um Deus que se manifesta de forma cabal e plena no humano Jesus, agora manifesto para todos pelas águas do Batismo.

Deus √© como Jesus. Temos na vida humana muitas epifanias, em geral, aquelas que fazem poetas e m√ļsicos receberem inspira√ß√Ķes. H√° tamb√©m epifanias quando a surpresa da vida emudece nossas palavras e faz explodir nosso cora√ß√£o. Perdemos as palavras diante da beleza da vida. H√° cristofanias como Paulo teve no caminho de Damasco. H√° hierofanias em cada religi√£o quando o tremendo se mostra ao terreno e vemos a luz divina.

H√° Mariofanias quando a M√£e de Deus acarinha o povo sofredor como conhecemos em oito ocasi√Ķes na hist√≥ria recente e entre elas a Virgem de Guadalupe falando com o indigena nahuatle Juan Digo. H√° onze teofanias nos relatos do Cristo Ressuscitado e entre elas o encontro com Madalena no Jardim. Cena maravilhosa de quem ama Jesus e faz experiencia de que Ele vive.

Apesar de tudo isso continua sendo um mist√©rio e uma tarefa di√°ria saber onde Deus se revela hoje. Os chamados lugares da manifesta√ß√£o. Em cada pessoa, na Eucaristia, quando o povo se re√ļne, luta e reza juntos. E algumas vezes tamb√©m no lusco-fusco da vida entre luzes e sombras. Cremos sem ver e vemos com o olhar do cora√ß√£o. Enigmas e mist√©rios.

Assim nos diz Santo Tom√°s: ‚ÄúO √ļltimo grau do conhecimento humano de Deus consiste nisto: saber que nada sabemos do que √© Deus‚ÄĚ, ou na vers√£o de Santo Agostinho: ‚ÄúDeus se sabe melhor, dessabendo‚ÄĚ.

A melhor maneira de falar de Deus é sempre pelo uso de metáforas: Criador, rei, rochedo, juiz, esposo, pastor, Senhor, luz, fogo, teofania, epifanias, hierofanias, sombras, dores e amores mas, sobretudo na palavra de Jesus: nosso Pai.

Quem vê Jesus viu Deus. Tão humano assim só pode ser Deus. Os reis magos vindos do Oriente descobriram isso em um neném envolto em palhas. Os pastores ouviram anjos. E nós sabemos de Deus pois ele é o mais íntimo de nosso íntimo. O calor que aquece nosso coração. Fogo que jamais se apaga, mas aquece e anima a caminhar.

A estrela √© a guia. Os anjos os cantores. A experi√™ncia epif√Ęnica √© reconhecer Deus em uma fr√°gil crian√ßa no pres√©pio. Contradi√ß√£o total com a gl√≥ria mundana.

Epifania exige usar estetosc√≥pio para ouvir os pulm√Ķes e cora√ß√Ķes palpitando. Ouvir por dentro. Feliz manifesta√ß√£o em tua vida e fam√≠lia. Seja voc√™ tamb√©m um s√°bio que caminha em dire√ß√£o aos pequeninos.

Os s√°bios s√£o os que ouvem o pensamento distinto e aprendem na diferen√ßa. Quem imp√Ķe e cala n√£o sabe de epifanias. √Č oco. Quem segue estrelas e se alegra com crian√ßas decifrou o enigma celeste. Aprende desaprendendo.

Há algo de divino no DNA humano. Há um belo humano em Deus. Quando o Verbo se fez carne em Jesus toda a criação foi Verbificada. Feliz Festa de Santo Reis. Feliz festa ortodoxa do Batismo. Que sejam festas onde o Amor seja manifesto.

1 Coment√°rio

Os coment√°rios e avalia√ß√Ķes s√£o de responsabilidade exclusiva de seus autores e n√£o representam a opini√£o do site.

0

Boleto