Colunista

Sermos de Nossa Senhora

A consagração a Nossa Senhora não é um privilégio, mas um segredo de santidade para todos

Escrito por MI

01 JUL 2022 - 00H00

Escrevo essa mensagem no início de junho. Estou em Roma, na rua San Teodoro, onde São Maximiliano Kolbe viveu nos intensos e luminosos anos de sua formação. Zelar pelo carisma da Milícia da Imaculada é certamente, como recorda São Paulo, “um tesouro que carregamos em vasos de barro” (2Cor 4,7), mas o próprio São Maximiliano nos inspira profundamente nesse caminho. Estou aqui no quartinho em que São Maximiliano Kolbe fundou a Milícia da Imaculada em 1917.

Agradeço, respiro fundo e me sinto sempre inspirado, recordando a audácia dos primeiros mílites, depois dos freis que construíram a Cidade da Imaculada, dos que foram ao Japão, a coragem dos mílites de diversos países e de todos os tempos, e também a nossa, começando com uma minúscula programação de rádio que transmitia a Consagração a Nossa Senhora.

Um ideal tão grande conta com coisas pequenas como esse quartinho em que estou. Onde estou sentado agora, no silêncio de uma agradável primavera na Cidade Eterna, esteve também São João Paulo II que pronunciou as seguintes palavras em sua visita a este convento especial: “Maximiliano Kolbe viu não somente a grandeza de Maria, a Imaculada, e a sua beleza, mas viu nela uma grande energia, uma força potentíssima, a qual deveria comunicar ao mundo”. Esse Papa definiu Maximiliano como o mártir da caridade, por conhecer toda a sua trajetória e o testemunho de doação da própria vida, mas, sobretudo, pelo conhecimento da força da consagração à Imaculada.

A espiritualidade de São Maximiliano Kolbe brota do testamento de Jesus crucificado que entrega Maria ao discípulo amado (Jo 19,26-27), entregando, assim, toda a humanidade à Sua mãe. Portanto, Deus colocou em Maria todos os projetos de salvação da humanidade. Agora é a nossa vez.

Somos nós, seus filhos, que por meio da consagração, da nossa entrega total a esta mulher, colocamo-nos em suas mãos como instrumentos dóceis, a fim de concretamente cumprir a vontade do seu Filho Jesus. A consagração à Imaculada é a entrega total de si para a realização do projeto de Deus no mundo. Nós, a exemplo de Kolbe, devemos nos colocar como instrumentos disponíveis nas mãos da Imaculada.

A partir da consagração pessoal, a Imaculada, criatura preparada assim por Deus, vive em você e você é visivelmente a presença dela no mundo porque realiza todos os projetos que o próprio Deus colocou em seu coração. Ela quer realizá-los por meio dos seus consagrados. Seja você também disponível aos apelos do coração de Maria! Eu abençoo você em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por MI, em Colunista

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.