Segundo informações do Relatório sobre a Liberdade Religiosa no Mundo, elaborado pela Associação Ajude a Igreja que Sofre, cerca de 646 milhões de cristãos vivem em países onde a liberdade religiosa não é respeitada. O mesmo relatório indica que os cristãos da África subsaariana são os que mais sofrem por conflitos étnicos e de interesses.
Na Ásia, há perseguições sistemáticas contra cristãos e outros grupos religiosos. Na China, por exemplo, além de controlar os cristãos, há prisões para “reeducação” de povos originários que aderiram ao islã. Em Mianmar, país que sofre com a instabilidade política, há forte repressão contra a minoria étnica rohingya, e, de forma velada, cristãos e hindus são “empurrados” para viver em países vizinhos.
Segundo relatório da Organização Portas Abertas, outra instituição voltada à solidariedade para com os cristãos, junto à violência cresce a falta de proteção às minorias e a impunidade. No relatório, a Coreia do Norte deixou o primeiro lugar em perseguição aos cristãos no último ano. Está em segundo lugar porque o Afeganistão se tornou um país particularmente perigoso para as minorias religiosas depois da ascensão do talibã ao poder.
Para o Papa Francisco: “Em um mundo onde várias formas de tirania moderna procuram suprimir a liberdade religiosa, ou tentam reduzi-la a uma subcultura sem direito a uma voz na praça pública, ou usam a religião como pretexto para o ódio e a brutalidade, é imperativo que os seguidores de várias religiões unam as suas vozes para apelar à paz, tolerância e ao respeito pela dignidade e pelos direitos dos outros”.
Sobre a América Latina a Ajude a Igreja que Sofre alerta para o que o Papa Francisco chama de “perseguição educada”. São crescentes os atos de vandalismos contra templos e as agressões contra pessoas. Os conflitos políticos que marcam o continente não raro extrapolam para o campo da ofensa contra as religiões.
Agravam o cenário as divisões entre os cristãos que, além de serem uma falta de testemunho, geram atritos no campo da religião, que deveria ser direcionado também à paz. “Rezemos para que as pessoas que sofrem discriminação e perseguição religiosa encontrem nas sociedades em que vivem o reconhecimento e a dignidade que nascem de ser irmãos e irmãs”, convida o Papa Francisco.
Senhor Jesus Cristo, Vós nos ensinastes a rezar ao Pai em vosso nome e nos assegurastes que tudo o que pedíssemos nós receberíamos. Por isso, nos dirigimos a Vós com total confiança, pedindo-vos a graça e a força de perseverar nesta tempestade, para alcançar a paz e a segurança, antes que seja tarde demais. Esta é a nossa oração e, embora pareça impossível para nós, confiamos a Vós a nossa sobrevivência e o nosso futuro. Amém.
Cardeal Louis Raphael Sako, do Iraque
16 de Junho: Beato Donizetti. seu sonho se tornou realidade em Tambaú
O Santuário Nossa Senhora Aparecida de Tambaú, em São Paulo, é o segundo mais visitado do Estado Paulista, com milagres atribuídos ao Beato Donizetti Tavares de Lima, sacerdote diocesano falecido há 60 anos. Saiba mais!
Capítulo Geral dos Frades Menores Conventuais reúne religiosos de todo o mundo
O 203.º Capítulo Geral Ordinário da Ordem dos Frades Menores Conventuais está sendo realizado nesta semana no Colégio Internacional Seraphicum, em Roma.
Papa Leão XIV nas redes sociais: nova era digital no Vaticano
Papa Leão XIV inaugura era digital no Vaticano!
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.