Por Túlia Savela Em A Santa Missa Atualizada em 08 ABR 2020 - 14H18

Frei Sebastião comenta as Sete Dores de Maria

Na Santa Missa de hoje (08), Quarta-feira Santa, o frade convida a fazer uma revisão sobre a nossa fidelidade a Jesus e contempla cada dor de Maria, anteriores e no momento da cruz


Nossa Senhora das Dores


Frei Sebastião Benito Quaglio, OFM Conv., presidiu a Santa Missa, no Santuário da MI, em São Bernardo do Campo - SP, e comentou Evangelho de hoje, Mt 26,14-25, convidando os fiéis a rever sua fidelidade a Jesus e a contemplar como Jesus nos entrega Sua própria Mãe aos pés da cruz. Após a comunhão, por ser hoje a memória da Imaculada Conceição (8 de dezembro), o frade refletiu cada uma das Sete Dores de Nossa Senhora, aceitas por Ela por amor a cada um de nós. 

O fundador da MI na Diocese de Santo André iniciou a homilia refletindo sobre a traição do apóstolo que viveu com Jesus por três anos. No entanto, ele afirmou que só Jesus e o Pai sabem as reais motivações dessa traição, pois Judas depois se arrepende ao ver os sofrimentos de Jesus, devolvendo o dinheiro e tirando a própria vida.

Isso, segundo ele, deve nos fazer pensar sobre como nós vivemos a adesão a Jesus: "Às vezes penso, na nossa vida, quantas oportunidades nós tivemos para ter uma atitude permanente de fidelidade a Jesus e quantas vezes nós falhamos? Talvez esse tempo seja importante para que cada um de nós, a partir de mim, possa se colocar perante esse episódio, olhar para Jesus e sentir que Ele não vai nos recusar. Vemos Pedro, que com medo de ser identificado como discípulo de Jesus, chegou a dizer que nem conhecia aquele homem, mesmo depois de três anos caminhando ao lado de Jesus. São fatos que nos deixam sem resposta. Mas, no entanto, Jesus sempre está aí. Ele é fiel à Sua missão. É uma missão de amor para que todos que o receberam possuam a vida eterna". Leia MaisPapa Francisco na Audiência Geral: crucifixo e Evangelho, grande liturgia domésticaQuarta-feira SantaPlaylist: 6 músicas para ouvir na Semana SantaTerça-feira Santa

Frei Sebastião chamou os ouvintes a olhar para Nossa Senhora, aquela que gerou Jesus para este mundo e o acompanhou até a cruz: "Podemos imaginar os sentimentos de uma mãe que vê o seu Filho crucificado. Vamos nos aproximar dela, nesses dias, para caminhar com Ela até a cruz, para sentir a alegria ver Jesus vivo, que não nos condena por nossos pecados, mas nos recebe e nos salva por Sua misericórdia. Isso é amor!".

Lembrando as palavras de Jesus - Aqui está teu filho! (Jo 19,29) -, o celebrante convidou a nos aproximarmos ainda mais de Nossa Senhora, porque o discípulo amado tornou-se filho de Maria, de uma maneira oficial, aos pés da cruz: "Acredito que não há outro lugar em que você possa se tornar filho de Maria, filha de Maria, a não ser aos pés da cruz. Pensa um pouco nisso. Foi aí que Jesus entregou você aos cuidados de Maria. É aí que Ela te gera, te acolhe e, aos pés da cruz, você se torna realmente filho, filha dela".

 Acompanhe na íntegra a reflexão da Santa Missa de hoje:

Após a comunhão eucarística, a que por hora somente os sacerdotes têm acesso, para marcar ainda mais esse dia dedicado à Imaculada Conceição, diante de Jesus Eucarístico exposto, e da imagem de Nossa Senhora abençoada por São Pio, Frei Sebastião recordou a figura do fundador da MI, São Maximiliano Kolbe e rezou meditando as Sete Dores de Maria:

A profecia de Simeão no Templo; a fuga para o Egito; a perda de Jesus no Templo; o caminho de Jesus até o Calvário; a morte de Jesus na cruz; a retirada de Jesus da cruz; e o sepultamento de Jesus.

Confira as meditações espontâneas de Frei Sebastião diante de Jesus e Maria nesta Semana Santa: 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Túlia Savela, em A Santa Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.