A partir de agora as agências do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) vão poder facilitar a concessão de benefícios aos segurados. Isso porque o Instituto, juntamente com o Ministério da Economia e o Superior Tribunal Federal, fechou uma estratégia nacional para desjudicialização da Previdência Social.
Isso significa que essa estratégia vai diminuir o número de casos que chegam à justiça contra o INSS. Esses casos são ações de segurados que recorrem de alguma decisão do INSS, como suspensão de benefício ou aposentadoria indeferida.
De acordo com o Superior Tribunal Federal, quase 50% das novas ações na Justiça Federal têm a Previdência Social envolvida. São cerca de 7 mil novas todos os dias.
A maioria recorrendo por aposentadoria por idade, aposentadoria por tempo de contribuição, por invalidez previdenciária e aposentadoria especial, além dos casos solicitando auxílio-doença.
Em nota, o INSS afirmou que a estratégia vem para construir uma melhor relação entre o serviço pública e o cidadão.
Da Mais News
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.