Por Gabriel Queiroz Em Fica a Dica

Brigadeiro: um patrimônio do Brasil

Você conhece a origem do docinho mais querido do Brasil? Ainda não? Então, a turminha do Pequeno Milíte vai te contar




O brigadeiro é uma paixão nacional e festa de aniversário sem essa sobremesa perde todo o encanto. Mas antes de ser doce, a palavra “brigadeiro” é um cargo da Força Aérea, Aeronáutica ou da Marinha Brasileira, você sabia? Além disso, ele também pode ser um servidor das Forças de Segurança dos Estados, como policiais militares e bombeiros. É correspondente ao que é um general no exército, mas como esses nomes se encontraram você vai descobrir agora!

No ano de 1946 o Brasil passou por eleições para escolher o presidente e um dos candidatos era o Brigadeiro Eduardo Gomes. Uma amiga dele, chamada Heloísa Nabuco de Oliveira, resolveu criar um doce usando leite, ovos, manteiga, açúcar e chocolate, para distribuir e fazer com que o nome do seu candidato caísse na boca do povo.Leia MaisFruto da modéstiaPadroeiro da EuropaNossa Senhora das NevesO mundo em que vivemos

O “docinho do Brigadeiro” foi um sucesso e ficou famoso, passou por algumas mudanças com o passar do tempo, como o uso do leite condensado, por exemplo, mas a essência permanece a mesma. Bem, o esforço de nada adiantou, o carioca Eduardo Gomes não venceu a eleição, mas quem saiu ganhando fomos nós que recebemos o doce como herança cultural e podemos degustá-lo até hoje.

Imagina se a moda pega e começam a criar mais doces com nomes de profissão? O pé-de-moleque e a língua de sogra que se cuidem!

Receita de brigadeiro

Já que o assunto que lemos nesta seção tem sabor de chocolate, vamos entrar no clima e fazer um brigadeiro super fácil que não é necessário ser levado ao fogão. Vamos lá!

Ingredientes:

• 2 colheres de sopa cheias de chocolate em pó

• 1/2 lata de leite condensado

• granulado marrom ou colorido

Mãos à obra:

Em uma vasilha misture bem o leite condensado com o chocolate em pó e coloque num copo. Coloque na geladeira por 30 minutos. Retire do copo e enrole como uma bolinha. Finalize rolando as bolinhas no granulado. Faça quantas bolinhas desejar e sirva como sobremesa para a família e amigos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Gabriel Queiroz, em Fica a Dica

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.