Colunista

Para entender a economia de Francisco

Reconstruir a economia é preciso

Escrito por MI

11 JAN 2023 - 00H00 (Atualizada em 11 JAN 2023 - 12H24)

Ana Carolina Alves e Augusto Martins Educação Financeira para a Vida

Olá, jovens mílites, nós somos Ana Carolina Alves e Augusto Martins, os CEO's e Podcasters do Educação Financeira para a Vida (EFV) e iremos partilhar aqui com vocês como foi nosso encontro com o Papa Francisco em Assis na Itália no dia 24 de setembro para o encontro internacional The Economy of Francesco (A Economia de Francisco, carinhosamente chamada de EoF).

Participar do evento EoF nos dias 22 a 24 de setembro, juntamente com jovens economistas, empreendedores e agentes de mudanças, foi uma experiência muito marcante e profunda. Pois, lá pudemos testemunhar a beleza e a responsabilidade do chamado que o Papa Francisco nos fez no dia 1o de maio de 2019. Foram mais de mil jovens de 115 países diferentes com único objetivo: “Realmar” a Economia. Mas, vocês devem se perguntar: Como fazer isso? Parece uma tarefa bastante ousada e utópica. Porém, nós afirmamos com o coração repleto de confiança e esperança, que elas (as novas economias) já estão acontecendo, são uma realidade urgente e necessária. E, como nos diz o Papa Francisco é um processo já iniciado.

Vale a pena destacar para vocês nossos leitores que a intuição deste chamado do Papa, isto é, a Economia de Francisco não está se referindo ao próprio Papa como fonte de inspiração, mas, ao Pobrezinho de Assis (São Francisco). Partindo do reconhecimento da realidade de que a economia atual mata, exclui, devasta e desumaniza, o Papa enxerga em Francisco de Assis um homem da paz, que cuida da criação, e pobre com os pobres. E, seguindo exemplo do seu predecessor São João Paulo II que na década de 1980 reuniu os líderes religiosos em Assis para fortalecer a Cultura da Paz, desta vez o Pontífice convidou a nós, jovens, para ir até a cidade símbolo de fraternidade e do humanismo solidário para atribuir alma à economia, e construir economias diferentes.

Para nós a viagem foi um momento único e inesquecível. Foi a primeira vez que tivemos a oportunidade de conhecer a Europa, então tudo era incrível. Roma tem lugares maravilhosos para se conhecer, o Vaticano, então, nem se fala, ali tudo tem um significado especial, pois remonta às origens de nossa Igreja, juntamente com toda sua história até hoje. Já Assis é difícil de ser descrita porque é simples. Sabe aquela simplicidade que você só conhece vivenciando? Tudo na cidade exala espiritualidade. Poderia ficar por horas descrevendo, mas acho que a palavra que resume Assis é: PAZ e BEM!

Valeu cada esforço para chegar lá, e com isso agradecemos de forma especial a todos parceiros e apoiadores de nosso projeto EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA A VIDA (EFV), em que inclusive tivemos um espaço para apresentar um Workshop em Assis com participantes de vários países (Itália, Venezuela, França, Nova Zelândia e Brasil), e falamos sobre como as finanças e espiritualidade podem ser reconciliadas em favor da Vida, para ajudar as pessoas a viverem mais e melhor. Vale destacar que a Cartilha do EFV pode ser baixada em nosso site (@edufinvida), e tivemos a imensa alegria de entregá-la nas mãos do Papa Francisco.

Após as experiências de troca, partilhas, trabalho e compromisso, com toda certeza o ponto alto foi estar com o Papa Francisco, uma emoção muito grande. Voltamos de Assis cientes de ter vivido um verdadeiro “Pentecostes Econômico”; agora somos enviados para a missão assumindo os compromissos assinados no “Pacto de Assis”. Toda programação vocês podem conferir no site oficial da EoFou no canal do YouTube (The Economy of Francesco). Com a graça deste encontro pudemos também conhecer nossos ouvintes espalhados pelo mundo, pois nossos podcasts são escutados gratuitamente em mais de 45 países, com mais de 17 mil reproduções, em 15 plataformas diferentes. Escutamos muitas partilhas de histórias que foram transformadas através dos conhecimentos que disseminamos nos programas de rádio gravados (podcasts) do EFV.

Momentos como esses nos fizeram enxergar a importância e a relevância do nosso trabalho junto às comunidades, famílias e empresas, e nos impulsionam a desejar continuar e melhorar sempre mais, aprofundando o chamado a servir à humanidade e principalmente aos que mais necessitam, através de uma Educação Financeira que seja Educação para a Vida, para o desenvolvimento humano integral.

Fonte: Jovem Mílite

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por MI, em Colunista

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.