Colunista

Ser nossa Luz do mundo

A Apresentação de Jesus no Templo recorda o encontro profundo que todos devemos ter com o Filho de Deus

Frei Sebastião (Arquivo MI)

Escrito por Frei Sebastião Benito Quaglio

02 FEV 2023 - 00H00

No dia 2 de fevereiro a Igreja celebra a apresentação de Jesus no Templo. Neste dia, eu gosto de me imaginar como um dos milhares de peregrinos que estavam no Templo de Jerusalém. Imagino-me vendo aquele casal com um neném novinho sendo levado para cumprir um preceito religioso da época.

Como profetizou Isaías: “Um menino nos nasceu, um filho nos foi dado” (Is 9,6) e, com Ele, carinho e esperança. Maria deveria ser purificada depois do parto como as mulheres do seu tempo. Jesus, por ser o primeiro filho do casal, deveria ser resgatado porque todo primogênito era reconhecido como propriedade exclusiva de Deus. Para poder ser levado para casa, a família precisava realizar uma oferta simbólica a Deus.

Quando José e Maria foram cumprir estes preceitos, tiveram uma surpresa. Aliás, duas, conforme nos conta o evangelista Lucas no segundo capítulo de seu Evangelho, nos versículos de 21 a 38. Primeiro foi o encontro com Simeão que era um senhor de idade e disse que Deus já poderia levá-lo, pois tinha visto a luz que veio para iluminar todas as nações. Depois, Ana que, aos 84 anos, viu Jesus no Templo e começou a falar dele para todos.

Nos versículos 34 e 35, Simeão disse que o menino Jesus seria um sinal de contradição para muitos em Israel e que Maria sentiria uma dor tão grande como se fosse uma espada a atravessá-la. Deus manifestou por meio das palavras de Simeão a dinâmica de conflito que existe no caminho de conversão. Converter-se é encontrar a Deus e rejeitar tudo o que se opõe a Ele. Jesus será sempre sinal de contradição, não há como segurar a bandeira de Cristo e outras ao mesmo tempo.

A fé cristã exige de nós opções claras de vida. E a vida de Cristo está sempre unida àquela de Maria. A espada profetizada foi realmente a missão corajosa dessa criança que levou até o fim o amor pelo ser humano e entregou sua vida. Meu irmão e minha irmã, vamos seguir nosso caminho de fé reconhecendo em Jesus a luz dos nossos olhos, e que possamos falar dele para todas as pessoas, de modo especial, pelo nosso corajoso testemunho de fé.

Fonte: O Mílite

Escrito por
Frei Sebastião (Arquivo MI)
Frei Sebastião Benito Quaglio

Frei Sebastião Benito Quaglio nasceu em 20 de julho de 1938, em Lendinara, no norte da Itália. Recebeu o nome de batismo Benito Quaglio e, quando emitiu os votos religiosos na Basílica de Santo Antônio (Padova), em 1958, recebeu o nome do mártir São Sebastião. O desejo de evangelizar com Nossa Senhora através dos meios de comunicação sempre permeou sua vida e foi na obra de São Maximiliano Kolbe que ele encontrou um ideal a ser seguido: conquistar o mundo inteiro a Cristo pela Imaculada!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por MI, em Colunista

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.