Colunista

Visitando a Bienal Internacional do Livro

Nossa radialista Giulia Eugênio conferiu de perto todas as atrações da 26ª Bienal

Escrito por MI

06 OUT 2022 - 00H00 (Atualizada em 07 OUT 2022 - 13H41)

Arquivo pessoal

Giulia Eugênio
radialista

Neste ano, no mês de julho, aconteceu a 26ª Bienal Internacional do Livro em São Paulo, e eu pude ter o privilégio de participar desse evento que durou nove dias (de 2 a 10 de julho) no Expo Center Norte, localizado na zona norte de São Paulo, o local que conta com 98.000 m² para a exposição, e com certeza podemos matar bastante a saudades dos eventos presencias.

O evento teve como slogan a frase: “Todo mundo sai melhor do que entrou”, e, além de contar com 1500 horas de programação, contou com muitos expositores, editoras e muito mais, e dentro de todos os stands você ganhava muitos brindes, e ainda tinha a oportunidade de ter uma conversa de troca com as outras pessoas que estavam lá e que compartilhavam dos mesmos gostos e opiniões que você, sobre determinados livros.

Durante todos esses dias recebemos grandes nomes da literatura brasileira como Maurício de Sousa, Pedro Bandeira, Padre Júlio Lancellotti, Mayde Lacerda, Mario Sergio Cortella entre muitos outros. E alguns desses nomes eu tive o privilégio de ver pessoalmente e acompanhar alguns bate papo com o público, como Maurício de Sousa, que para mim foi como um sonho poder vê-lo de perto, já que aprendi a ler com os gibis da turma da Mônica, e cresci lendo os mesmos gibis.

Hoje Maurício está com 86 anos e segue firme e forte construindo seu legado na literatura. Outro grande nome que pude acompanhar foi Pedro Bandeira. Ele que é escritor para o público infanto-juvenil, marcou uma geração com grandes títulos como “O Dinossauro que fazia Au-Au”, “Malasaventuras” e “O Fantástico mistério de Feiurinha”, esse último título citado, virou até filme!

Arquivo pessoal
Arquivo pessoal

No primeiro dia encaramos grandes filas para entrar no evento, mas valeu a pena, pois pude conhecer uma das minhas autoras favoritas, Thalita Rebouças. Ela escreve livros direcionados para o público adolescente e pode-se dizer que os livros dela me fizeram pegar um gosto enorme pela leitura, por isso foi uma grande emoção encontrá-la dar aquele tão sonhado abraço e vê-la autografar meu livro favorito de sua autoria.

É uma sensação indescritível poder ver muitos autores e palestrantes que admiramos contar mais de perto suas histórias e o que o fizeram chegar até ali, saber que ainda lutam pela literatura e que os livros ainda são a melhor forma de continuar se contando histórias.

Arquivo pessoal
Arquivo pessoal

Uma das experiências mais incríveis que vivi na semana da bienal, foi poder levar meu irmão e minha mãe ao evento. Sempre incentivei a leitura para meu irmão, que tem 11 anos de idade, e ver que estou alcançando esse objetivo e que ainda realizei um grande sonho de leva-lo para conhecer o seu Youtuber favorito, que tem alguns livros escritos e ainda pegamos o autógrafo em um dos livros. Pude ver os olhinhos dele, cheios de emoção, e a alegria que ele transpassava contagiou qualquer um, e o melhor de tudo foi o abraço que veio depois, junto de um “Obrigado”. E para contar a verdade, eu faria muito mais por ele!

Também consegui ver minha autora estrangeira favorita, Jenna Evans Welch, ela que tem uma trilogia de livros chamado “Amor e Livros”, onde, em cada obra viajamos para um país diferente, e podemos ver romances diferentes, e personagens novos a cada livro, e eu particularmente sou apaixonada por histórias de romance, então fiquei muito feliz em vê-la de perto e poder ouvir um pouco mais da sua história e de como ela conseguiu chegar ali.

Em um dos dias também estive junto com a equipe da Rádio Imaculada, para podermos adquirir conhecimento, e assim poder utilizar em nossas revistas e trazer para você, nosso leitor, constantes melhorias. Durante nosso passeio, tivemos o privilégio de encontrar a venda os Escritos de São Maximiliano Kolbe, e ficamos felizes em saber que nossos produtos estão chegando a mais lugares e mais corações.

Por isso venho agradecer mais essa oportunidade de rolê tão incrível que pude conhecer, cada dia e cada hora se fez muito especial em minha vida, quero agradecer meus amigos e familiares que foram comigo nesses dias de evento, que também sempre fazem questão de acompanhar meus sonhos de perto. É bienal realmente, todo mundo sai melhor do que entrou.

Fonte: Jovem Mílite

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por MI, em Colunista

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.