Com a verticalização dos principais centros urbanos, o sonho de cultivar uma horta em casa se tornou distante para muitas famílias que passaram a viver em apartamentos, sem quintal.
Aquele prazer de plantar o que se come ficou reservado às gerações antigas, quase sempre associado a época em se viviam em casas com grandes quintais de terra, sítios ou fazendas.Mas este pensamento mudou!
A crescente preocupação com a sustentabilidade e qualidade de vida nas grandes cidades fez surgir nos últimos anos inúmeros projetos arquitetônicos sustentáveis, como as florestas verticais, e sacadas de apartamentos repletos de plantas e árvores.
O projeto pioneiro desse conceito veio da Itália, em Milão, uma das cidades mais poluídas do mundo.
O condomínio Bosco Verticale inaugurado em 2014 abriga quase 800 árvores de pequeno, médio e grande porte, além de 11.000 plantas perenes e rasteiras e ainda 5.000 arbustos. O projeto proporciona aos seus moradores a satisfação de morar em um apartamento e poder colher e consumir frutos plantados dentro de casa.
Mas você deve estar se perguntando: é preciso morar num edifício como este para colher os benefícios de cultivar o que se consome? A resposta é não. A evolução do conceito de se trazer qualidade de vida para dentro dos apartamentos, fez surgir inúmeros projetos de horta em espaços pequenos.
BENEFÍCIOS DE SE CULTIVAR UMA HORTA EM APARTAMENTO
Ter uma horta em casa é sinônimo de maior qualidade de vida, já que ela se torna um incentivo para um consumo maior de vegetais e garante hortaliças livres de agrotóxicos. Além disso, o cultivo da horta em casa pode representar uma economia para o bolso, uma vez que ajuda a reduzir os gastos com feiras e mercados.
Outro benefício dessa prática pode se dar através da participação das crianças nos cuidados com a horta, que tem a oportunidade de aprender lições de responsabilidade, aproveitar momentos prazerosos em família e manter contato com a natureza. O cultivo em casa ainda tem mais uma vantagem: ajudar na decoração, tornando o ambiente mais acolhedor, com mais vida e frescor.
Benefícios:
Maior consumo de vegetais, alimentos livres de agrotóxicos, redução de despesas no mercado, fonte de educação para crianças
É DIFÍCIL CRIAR UMA HORTA EM UM APARTAMENTO? E MANTÊ-LA?
É muito mais simples do que se imagina. Para se ter um sucesso no seu projeto é preciso planejamento, como a escolha do local e dos vasos. Preparamos abaixo algumas dicas de como criar uma horta em um apartamento.
BUSQUE PELOS RAIOS DE SOL
Escolha um lugar para a horta no apartamento que tenha a incidência de sol por pelo menos quatro horas por dia. A maioria dos vegetais plantados em hortas necessitam desse tempo.
A ESCOLHA DOS VASOS
O ideal são os vasos com furos para que escorram a água irrigada. A profundidade do vaso também é importante para que as raízes tenham espaço para crescer. Vasos de 7 a 15 centímetros de profundidade permitem o plantio de quase todos os tipos de temperos ou ervas.
COLOCANDO A TERRA
Escolher a terra influencia muito na qualidade do que irá se colher, porque as plantas precisam de uma base rica em nutrientes para crescerem bem.
O solo deve recriar as condições do ecossistema original da planta e como utilizamos muitas plantas nativas de outros lugares do mundo, os nutrientes se tornam muito necessários.
A terra também deve ser esponjosa para permitir a entrada de oxigênio e conservar uma boa umidade.
SEMENTES OU BROTOS
Para iniciantes e os que buscam resultados mais rápidos, o ideal é começar com brotos. Alguns legumes, como nabo e cenoura, não dão essa opção, mas outros como alface, cebola e tomate, sim.
Tome muito cuidado na hora de plantar os brotos para não danificar suas raízes. Abra buracos grandes o suficiente na terra no momento de colocar os brotos, em seguida pressione um pouco o substrato que se encontra ao redor da planta e regue com água.
ÁGUA
A rega varia de planta para planta pois nem todas pedem a mesma quantidade de água ou o mesmo tipo de rega. Em alguns casos as raízes devem ser molhadas, em outros apenas as folhas.
Outro ponto a se levar em consideração é a época do ano e região do país em que se mora, pois, de acordo com os níveis de umidade e temperatura do ambiente, as plantas precisam de mais ou menos água.
O ideal é que a rega da horta no apartamento aconteça no início da manhã ou final da tarde para que a água não evapore por conta do calor do dia.
ADUBAÇÃO
As plantas retiram do solo os nutrientes para poderem crescer. Com isso, a medida em que são colhidas, elas precisam de mais nutrientes da terra para crescerem de novo.
Nesse ciclo o solo vai empobrecendo e assim os nutrientes dos vegetais também. O adubo é o nutriente da planta em vasos já que ela não pode retirar em um canteiro do chão.
CONHEÇA OS AMIGOS E INIMIGOS DAS PLANTAS
Com o tempo, as plantas receberão visitas que poderão ser amigas ou inimigas. Os pulgões são um mau sinal, porque são parasitas que podem acabar com a horta. Já as joaninhas e abelhas, por exemplo, podem ser grandes aliadas.
Um dos alimentos preferidos das joaninhas são justamente os pulgões, por isso elas são ótimos inseticidas naturais.
A ESCOLHA DAS PLANTAS
Existe uma variedade de plantas que podem ser cultivadas em uma horta de apartamento. Preparamos abaixo uma pequena lista com as principais plantas e algumas características delas. Dividimos em três grupos: temperos, frutos e hortaliças.
TEMPEROS
Hortelã
Exige um vaso maior e não se recomenda compartilhar recipientes pois suas raízes ocupam mais área do que outras ervas.
Salsinha
Se desenvolve melhor sozinha em um vaso por ter raízes mais profundas do que os outros temperos da lista.
Cebolinha
Ao colher, sempre tire os talos da cebolinha pela base, nunca pela metade.
Alecrim
Na hora de colher o alecrim, retire sempre metade ou menos do raminho. Isso é importante para dar continuidade ao crescimento dele.
Orégano
O tempero fresco é tão bom quanto a versão desidratada e pega no solo com facilidade.
Tomilho
Se adapta bem até nos mais pequenos vasos, podendo ser uma ótima opção para montar a sua horta em casa.
Pimenta
Dedo-de-moça, biquinho e tabasco são as mais indicadas para se cultivar em hortas pequenas.
DICA: Temperos são os mais fáceis de cultivar pois não precisam ser replantados, basta colher as folhas do pé.
FRUTOS
Tomatinho cereja
Quando as sementes estiverem com brotos, coloque-as em vasos maiores e assim que o tomateiro for crescendo, coloque estacas para otimizar o espaço.
Morango
O ideal é plantá-los com as sementes já prontas e usar uma terra de boa qualidade. O vaso deve estar suspenso para os morangos crescerem em cascata.
Amora
Por crescer de forma parecida com o morango e ter boa adaptação, também pode estar em um vaso na sua horta em apartamento.
HORTALIÇAS
Couve
Suas variedades são bem fáceis de cultivar, especialmente a couve-manteiga.
Alface
Existem versões menores, como a alface baby, que cabem em qualquer vasinho.
Espinafre
Se desenvolve melhor no tempo do frio.
Beterraba
A principal vantagem em cultivá-la é que além da raiz, as folhas também podem ser usadas na alimentação.
Cenoura
Assim como a beterraba, pode ter as ramas usadas enquanto cresce debaixo da terra.
Rabanete
Cresce rápido e em 25 dias pode ser colhido. Mas ao tirá-los do vaso, você precisará repetir o processo de plantio das sementes.
DICA: Como são maiores, as hortaliças exigem mais luz e, dependendo do tipo, um novo plantio a cada colheita.
Pense nas plantas que mais gosta e consome e comece sua horta por elas. Isso aumentará suas chances de persistir em seu cultivo caseiro.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.