Psicologia

Transtorno de Ansiedade na terceira idade

A ansiedade pode surgir sem motivo ou em uma situação real

Eduardo Galindo (Divulgação)

Escrito por Eduardo Galindo

11 OUT 2023 - 10H44 (Atualizada em 11 OUT 2023 - 11H50)

unsplash

A ansiedade é uma resposta normal do nosso corpo ao estresse diante de algum evento ou situação. No entanto, quando ela se torna um mal-estar e passa a interferir na rotina, pode ser considerada um transtorno mental.

Em idosos é comum o Transtorno de Ansiedade. A característica principal é que não melhora com o tempo. Por exemplo: um idoso que esteja muito preocupado com a saúde de seu filho ou neto, isso é bastante natural, mas não quando os pensamentos de que algo negativo pode acontecer são persistentes, causando muito desconforto, é necessário procurar ajuda.Leia MaisAtenção à vidaA AvarezaO que a vida espera de nós

A ansiedade pode surgir sem motivo ou em uma situação real, mas na maioria das vezes é completamente desproporcional ao que se esperaria. O Transtorno de Ansiedade em idosos pode se manifestar de diferentes formas, como: ataques de pânico, fobias, Transtorno Obsessivo-compulsivo, Transtorno de Estresse Pós-traumático, Transtorno de Ansiedade Generalizada, etc.

É importante que os familiares fiquem atentos a alterações na rotina ou no comportamento do idoso. O diagnóstico do transtorno de ansiedade deve ser feito por um profissional de saúde mental (psiquiatra ou psicólogo), que irá avaliar os sintomas, o histórico pessoal e familiar e as condições de vida do paciente. O tratamento do Transtorno de Ansiedade em idosos pode envolver psicoterapia, medicamentos, atividades físicas, técnicas de relaxamento e apoio familiar e social.

O objetivo do tratamento é reduzir os sintomas de ansiedade, melhorar a autoestima e a autonomia dos idosos e promover sua integração social. Lidar com um transtorno de ansiedade sem a ajuda profissional não é uma tarefa fácil. Para isso, o paciente precisa aceitar o Transtorno de Ansiedade como uma doença, mudar seu estilo de vida e evitar a forma de comportamento que alimenta sua ansiedade no dia a dia. Buscar ajuda psicológica é um ato de coragem e de cuidado consigo mesmo. Muitos idosos podem se beneficiar dessa escolha e melhorar sua saúde mental e física. 

Fonte: O Milite - 381

Escrito por
Eduardo Galindo (Divulgação)
Eduardo Galindo

Psicólogo Clínico, especialista em Psicoterapia Breve. Suas áreas de atuação são psicoterapia de adultos, grupos e casal, workshop, e assessorias de grupos e palestras.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Eduardo Galindo, em Psicologia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.