Viagem

A cidade da Imaculada

Nossa viagem neste mês será para a Polônia, iremos até Niepokalanów, que em português significa a Cidade da Imaculada, que fica em Teresin, próximo à cidade de Varsóvia

Escrito por Marta Romero

25 AGO 2022 - 00H00

Divulgação

O complexo Niepokalanów compreende um convento franciscano católico, fundado por São Maximiliano, em 1927. Nele há um seminário, a editora onde eram impressas as revistas criadas pelo santo polonês, o prédio da rádio, o museu, a Capela original e o Santuário Basílica de Santa Maria Imaculada.



A capela original de São Maximiliano

Construída toda de madeira, conserva a simplicidade do seu estilo original. Foi uma das primeiras construções no terreno que ele recebeu como doação do príncipe John Drucki-Lubecki, que se encantou pelo seu trabalho de evangelização na época. Ele teria doado a terra para que Maximiliano construísse um novo convento e atraísse mais pessoas para a vida religiosa e também para o trabalho que ele já realizava por meio da imprensa.

Assim que recebeu o terreno, a primeira ação do Padre Maximiliano foi colocar uma imagem de Nossa Senhora nele. Hoje, ela fica do lado de fora, em frente à capela. Para ele, esse gesto foi uma forma de pedir que a Virgem Maria abençoasse o local e tudo o que fosse construído por lá.

Santuário Basílica de Santa Maria Imaculada

Quando Maximiliano pensou na construção dessa igreja, que também pertence ao complexo Niepokalanów, tinha um desejo de ter a figura de Nossa Senhora Imaculada no altar principal. A obra recomeçou em 1948, após a morte de Padre Kolbe.

Quem se aproxima da praça onde fica o Santuário, logo avista duas estátuas de bronze: uma de São Maximiliano e a outra, logo ao lado, de São João Paulo II. Vale se atentar ainda para às portas da igreja: em 24 relevos de cobre estão representadas as imagens da Virgem dos principais santuários marianos do mundo.

Divulgação
Divulgação

A sua estrutura chama à atenção pela grandiosidade. O Santuário tem 18 metros de largura e a altura da torre é de 47 metros. Ainda na parte externa, alguns sinos foram instalados e também um relógio que foi construído pelos próprios frades que moravam no seminário na época. O Santuário é dedicado a Santa Maria Imaculada.

O lugar também é uma homenagem a São Maximiliano que idealizou tudo isso, num sonho de evangelizar o mundo por intercessão da Virgem Maria, aquela que foi sempre a grande inspiração de toda a sua vida. Niepokalanów em sua totalidade foi a realização do sonho de Maximiliano Kolbe. Foi o local onde ele materializou todo o seu amor e toda a sua devoção pela Imaculada. Tudo o que foi construído ali foi pensando na divulgação da fé e do poder da Virgem Maria.

Como o próprio Papa São João Paulo II disse em sua canonização, “Maximiliano Kolbe apóstolo moderno, padroeiro dos nossos difíceis tempos, deixou marcas de toda a sua história na Cidade da Imaculada”. São Maximiliano Kolbe, mártir da caridade, terminou sua vida generosa no subterrâneo da morte, no campo de concentração de Auschwitz (Polônia), no dia 14 de agosto de 1941, oferecendo-se para salvar um pai de família, por isso é considerado também o patrono das famílias. Ele não morreu, ele doou a sua vida! O apóstolo da Imaculada dedicou-se fielmente ao combate do mal e do pecado, com o ideal de “Conquistar o mundo inteiro a Cristo pela Imaculada”, utilizando-se de todos os meios lícitos de comunicação.

Fonte: Jovem Mílite

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marta Romero, em Viagem

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.