Viagem

Conheça o Santuário do Caraça

Um lugar de silêncio para ouvir a voz de Deus

Escrito por Marta Romero

24 JUL 2023 - 00H00 (Atualizada em 24 JUL 2023 - 10H07)

TripAdvisor

Somos um casal que adora viajar e, no mês passado, fomos conhecer o Santuário do Caraça, em Minas Gerais, distante duas horas, de carro, de Belo Horizonte. Lugar de paz, de silêncio, onde podemos até ouvir a voz de Deus. Situado dentro do Parque Nacional do Caraça, no município de Catas Altas, o Santuário do Caraça tem, aproximadamente, 400 anos de história e foi o palco do primeiro colégio de Minas Gerais e da primeira igreja neogótica do Brasil. Belíssima! Santuário do Caraça, dedicado a Nossa Senhora Mãe dos Homens, é a primeira igreja neogótica do Brasil, no estilo francês, mas com material regional (pedra sabão, mármore, quartzo...).

Dentro do Santuário há um órgão com 700 tubos, vitrais franceses, a imagem de Nossa Senhora Mãe dos Homens e o quadro da Santa Ceia, obra do mestre Ataíde, que ficava no refeitório do colégio incendiado e que foi restaurado. O Santuário do Caraça fica na na serra do mesmo nome. Lá existe uma formação na montanha que se assemelha com uma face bem grande, por isso o nome Caraça. Hoje é uma área de preservação: Parque Natural do Caraça, em Minas Gerais.

O mais interessante são as visitas do Lobo-guará à noite, no Santuário. Meu marido Hamilton e eu ficamos lá hospedados só para ver o lobo se alimentando no átrio da igreja. Já é uma tradição, o pessoal do Santuário coloca uma bandeja de comida no local. Os hóspedes aguardam a visita do tão esperado lobo, algumas vezes, até altas horas da madrugada. A experiência de esperar o lobo, em silêncio absoluto, foi incrível e ver o lobo, então, nem se fala! A gastronomia ali merece destaque. Comida mineira da melhor qualidade, bem simples e deliciosa. Tanto o café da manhã, quanto o almoço e o jantar foram muito bons. A fartura e a qualidade foram excepcionais.Leia MaisUm lugar para espairecer e rezar Pastoral do Turismo: a serviço da evangelizaçãoBela e Santa CatarinaUm lugar especial

O museu dentro do Santuário mostra um pouco da grandiosa história desse lugar; destaque para a cama em que Dom Pedro II dormiu quando esteve lá. Entretanto, o que não falta são dezenas de artefatos que fizeram parte da sua rica e sensacional história. Existem muitas trilhas e caminhos ecológicos para percorrer no parque. Nós visitamos o Banho do Imperador, a Prainha e fizemos a trilha que leva até a cachoeira "Cascatinha", dois quilômetros, bem fácil, acredito que qualquer pessoa consiga fazer, é linda! Durante a caminhada vimos diferentes espécies de plantas, ouvimos o silêncio da natureza e o lindo visual da Serra do Espinhaço. Nem vimos o tempo passar e já estávamos escutando o barulho das águas da Cascatinha! A água é completamente limpa e bem gelada! Que delícia de lugar! Vontade de ficar ali mais tempo, mas, a essa altura, a fome falou mais alto e voltamos à sede do Santuário para almoçar. Foi muito legal saber que comemos no mesmo refeitório onde comiam os padres e os garotos do antigo colégio.

Depois do almoço aproveitamos para conhecer mais o Santuário do Caraça. Passeamos pelos jardins onde estão o relógio de sol e a igreja; também subimos até o Mirante do Caraça, onde existe um espaço que representa a Paixão de Cristo e tem uma linda vista do alto de todo o complexo. À tarde pegamos a estrada de volta para Belo Horizonte. O Santuário do Caraça ficou gravado em nossos corações; foi uma das experiências que mais gostamos de fazer, a sua história, misturada com a natureza exuberante e tudo que vivenciamos ali, foi inesquecível. Ficamos felizes por poder partilhar aqui a nossa linda passagem por esse lugar incrível. Espero ainda ter muitas outras aventuras para contar.

Fonte: JOVEM MÍLITE N°49

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marta Romero, em Viagem

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.