São Maximiliano Kolbe

Consagração a Nossa Senhora: você no coração da mãe

“Ser de Maria sem restrição alguma e para sempre”

Frei Sebastião (Arquivo MI)

Escrito por Frei Sebastião Benito Quaglio

10 AGO 2023 - 00H00 (Atualizada em 21 FEV 2024 - 03H30)

“Ser de Maria sem restrição alguma e para sempre”

São Maximiliano Kolbe era uma pessoa fiel à tradição e aberta às inspirações do Espírito Santo. A Milícia da Imaculada, para São Maximiliano, era o frescor, a juventude, a atualização da missão da Igreja. Ele estava firme nas raízes da espiritualidade franciscana, nos ensinamentos da Igreja Católica, na cultura religiosa polonesa e na longa tradição sobre a Virgem Maria, e sentia as novidades do Espírito que arejavam a vida. Não era um nostálgico do passado, mas alguém que deixou sua contribuição, que não quebrou a corrente da tradição dando continuidade a toda essa riqueza. Acho bonito pensar que o franciscano Beato João Duns Scotus, a partir de um caminho do século XIII, “conquistou” o Dogma da Imaculada Conceição para a Igreja, reconhecido em 1854. São Maximiliano Kolbe, franciscano, a partir da intuição mística sobre a Imaculada Conceição, nos propôs a missão de por meio da Imaculada conquistar o mundo a Cristo. São Maximiliano não construiu um museu da Imaculada ou um monumento a Duns Scotus, mas, a partir desta riqueza que ele recebeu, construiu uma cidade, um modelo de imprensa e uma visão missionária, tudo inovado e voltado à mesma Imaculada. Preste atenção nesta visão de São Maximiliano que serve para nós e merece ser relida no atual contexto da cultura virtual: “A consagração à Imaculada consiste no fato de ser da Imaculada totalmente e sob qualquer aspecto” (Escrito de São Maximiliano Kolbe, 605).

Da mesma forma que o discípulo amado recebeu Maria em sua casa (Jo 19,26-27), Kolbe propõe receber Maria em todos os aspectos da vida. Como podemos levar Maria para nossa casa, para nossas famílias, para nossa vida profissional e até mesmo para nossos momentos de doenças e dificuldades? Ter Maria em nossas vidas comporta uma vida em sintonia com a vida de Maria que foi uma grande peregrinação de fé. Como dizia São Maximiliano: “Que possamos pertencer a Ela, aprofundar a nossa consagração ilimitada a Ela, estreitar o vínculo de amor com Ela, tornar-se Ela mesma para que Ela possa agir através de nós e nas nossas almas” (EK 991).

A nossa pertença não é vínculo de escravidão ou de anulação de si, mas deve se caracterizar pelo amor e pela liberdade. Somos de Maria de maneira livre e com muito amor para que possamos dedicar toda nossa vida a Deus, para que nos livremos das paixões desse mundo e possamos nos sentir interiormente livres para a graça de Deus. O centro da vida de Maria era Jesus e nós, num ambiente dispersivo de muitas conexões pelos meios de comunicação, conseguimos centrar em Jesus a nossa vida? Eis o segredo da felicidade. Maria o encontrou, se tornou a cheia de graça, e com Ela queremos também que nossa vida seja plena de Deus. São Maximiliano deixou uma grande janela aberta para falar sobre a pertença à Maria. Ele cita que devemos ser servos, filhos, escravos, coisa e propriedade, mas reconhece que estas são figuras limitadas para expressar o que seja “pertencer à Imaculada sob qualquer denominação que o amor a Ela pensou ou será capaz, em qualquer tempo, de pensar”. O nosso tempo é o agora, Kolbe deu sua preciosa contribuição e, neste mundo de conexões e relações, você é chamado a dar uma nova forma para expressar, com palavras e a vida, o que é “ser de Maria sem alguma restrição, irrevogavelmente, para sempre”. Leia MaisA proximidade de Maria e a Santíssima TrindadeCoroa das Sete Dores de Nossa SenhoraNovena a Nossa Senhora da Rosa Mística Com Maria começamos uma nova história

PARA SEMPRE CONSAGRADOS

Reflexão para as pessoas consagradas a Nossa Senhora

CONSAGRAÇÃO A NOSSA SENHORA

Virgem Imaculada! Minha mãe Maria! Eu renovo, hoje e sempre, a consagração de todo o meu ser, para que disponhais de mim para o bem de todos. Somente peço que eu possa, minha rainha e mãe da Igreja, cooperar fielmente com a vossa missão de construir o reino do vosso Filho Jesus no mundo. Para isso, vos ofereço minhas orações, sacrifícios e ações.

INTENÇÃO DA MILÍCIA DA IMACULADA

Para que seguindo os passos de São Maximiliano Kolbe, nos deixemos guiar pela Imaculada, e, com ele, possamos dar ao mundo as cores da confiança, da força interior e do alegre abandono.

Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós e por todos quantos não recorrem a vós, especialmente pelos inimigos da santa Igreja e por todos quantos são a vós recomendados. Amém.

GUIADOS PELA IMACULADA

PALAVRA DE DEUS

“Eu sou o bom pastor. O bom pastor expõe a sua vida pelas ovelhas. O mercenário, porém, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, quando vê que o lobo vem vindo, abandona as ovelhas e foge; o lobo rouba e dispersa as ovelhas”. (Jo 10,11-12)

ESCRITO DE SÃO MAXIMILIANO KOLBE

Se nós somos da Imaculada, então tudo o que é nosso pertence também a Ela e Jesus aceita tudo o que vem de nós como se procedesse dela, como pertencente a Ela... uma alma consagrada à Imaculada deve seguir com toda liberdade a inspiração do coração e aproximar-se com muita coragem seja do tabernáculo, seja da cruz, seja da Santíssima Trindade, já que ela não se aproxima sozinha, mas junto com a Mãe celestial, a Imaculada. (Escrito de São Maximiliano Kolbe, 1301)

REFLEXÃO

Na Imaculada Conceição, São Maximiliano encontrou a força criadora do amor que se entrega sem reservas. Dela aprendeu a dizer sim ao projeto de Deus, aceitou a Palavra com Ela e a gerou em sua vida diária. Por amor a Ela, Mãe do Bom Pastor, não teve medo de dar a vida no momento de provação para salvar uma de suas ovelhas. Como Frei Kolbe, nós, mílites, devemos pertencer a Ela e com Ela conduzir as almas a Cristo. Kolbe nos ensina que o amor se traduz em escolhas que favorecem a vida, mas implicam sacrifício. Tentamos todos os dias decidir pelo bem, mesmo que essa decisão envolva sofrimento. Decidamo-nos confiando na Imaculada e, em seguida, os pequenos esforços se somarão para a salvação. Nós não esperamos a oportunidade de fazer um gesto heroico, assumimos heroicamente os desafios da vida cotidiana de mãos dadas com a Imaculada, assim daremos a Deus a maior glória possível.

Photo: Projeto Kolbe/maggio 2023 - Polonia

Fonte: O Milite - 379

Escrito por
Frei Sebastião (Arquivo MI)
Frei Sebastião Benito Quaglio

Frei Sebastião Benito Quaglio nasceu em 20 de julho de 1938, em Lendinara, no norte da Itália. Recebeu o nome de batismo Benito Quaglio e, quando emitiu os votos religiosos na Basílica de Santo Antônio (Padova), em 1958, recebeu o nome do mártir São Sebastião. O desejo de evangelizar com Nossa Senhora através dos meios de comunicação sempre permeou sua vida e foi na obra de São Maximiliano Kolbe que ele encontrou um ideal a ser seguido: conquistar o mundo inteiro a Cristo pela Imaculada!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Frei Sebastião Benito Quaglio , em São Maximiliano Kolbe

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.