Por Túlia Savela Em Evangelho em Minha Vida Atualizada em 23 OUT 2019 - 08H54

Quer ser amigo de Jesus?

Neste mês de setembro, você aprende na Missa dominical que a gratuidade, o desapego afetivo, a renúncia de tudo e a disposição em carregar a cruz fazem os amigos de Jesus

Arquivo MI/Fabiana Miyuki
Arquivo MI/Fabiana Miyuki
Jesus ama você!

Por Padre Clemilson Teodoro, Paróquia Santa Luzia, em Ribeirão Pires - SP

Gratuidade

1º de setembro - 22º Domingo do Tempo Comum - Evangelho segundo Lucas 14,1.7-14

Os fariseus observavam Jesus procurando algum desfeito para acusá-lo. Jesus também observava o que acontecia naquela refeição. O olhar de Jesus exalta os empobrecidos, os primeiros a serem convidados para o banquete do Reino de Deus. Os discípulos de Jesus se colocam no último lugar e as suas ações devem ser em favor dos menos favorecidos. O Evangelho ensina que a gratuidade identifica o discípulo de Jesus.

Desapego

8 de setembro - 23º Domingo do Tempo Comum - Evangelho segundo Lucas 14,25-33

Jesus não se anima com grandes multidões, ele sabe que elas não se comprometem com o Reino de Deus e não vivem a fé no cotidiano. Então, Jesus apresenta três exigências para quem quer segui-lo com fidelidade: o desapego afetivo, a disponibilidade para a cruz e a renúncia de tudo. Não adianta se entusiasmar e depois não ter condições de acompanhar o Mestre.

Bom Pastor

15 de setembro - 24º Domingo do Tempo Comum - Evangelho segundo Lucas 15,1-32

Jesus foi criticado pelos mestres da Lei porque convivia com pecadores. Então, contou parábolas que convidam à alegria por recuperar o que estava perdido. Jesus assume as feições de um pastor que busca a ovelha perdida, de uma pobre mulher que perde parte de suas poucas economias e do pai que não se conforma com a perda do filho. As parábolas se concluem com festa e banquete.

Não ao dinheiro sujo

22 de setembro - 25º Domingo do Tempo Comum - Evangelho segundo Lucas 16,1-13

Jesus conta uma parábola que elogia a criatividade de alguém que pensa no seu sustento futuro, após ficar desempregado. A parábola questiona profundamente a corrupção, a desonestidade e o desemprego. O cristão não pode entrar na lógica do lucro desmedido, do acúmulo e da exploração. A lógica de Jesus é usar os bens para criar amizades. Na vida há uma escolha: viver na lógica do mundo, servindo ao dinheiro ou entrar na lógica de Jesus, partilhando os bens.

O amor ao dinheiro desfigura

29 de setembro - 26º Domingo do Tempo Comum - Evangelho segundo Lucas 16,19-31

O diálogo entre o rico e Abraão revela o caminho para superar o abismo da desigualdade social neste mundo: a escuta e a prática da Palavra de Deus. A riqueza acumulada nas mãos de poucos é uma desgraça que impede o Reino de Deus. O amor à riqueza torna a pessoa cega e a desfigura socialmente. A riqueza possui uma função social: favorecer o bem-estar de todos. É preciso ouvir e viver a Palavra de Deus para superar o abismo que separa ricos e pobres.

Leia outros comentários de Padre Clemilson e Padre DaniloEvangelho: presença de Deus em nossa vidaJesus, nosso melhor amigoConfira os comentários dos evangelhos dominicais do mês de maioJesus veio para salvar!


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Túlia Savela, em Evangelho em Minha Vida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.