Colunista

Confira a educação financeira para a juventude

No artigo anterior demos início a uma caminhada onde estaremos aqui com vocês, juventudes, para partilhar alguns conteúdos e experiências sobre Finanças e Espiritualidade

Escrito por MI

24 FEV 2023 - 00H00

PixaBay

Ana Carolina Alves e Augusto Martins
Educação financeira para a vida

Em um primeiro momento estes temas podem parecer contraditórios ou pouco comuns, porém, a partir deste estranhamento inicial nós iremos perceber que há muita complementariedade quando as Finanças e a Espiritualidade são reconciliadas e ressignificadas.

A espiritualidade tem a ver com nosso modo de ser pessoa no mundo, isto é, com o sentido da vida, a maneira como construímos relações com Deus, com as pessoas e todas as demais criaturas. A espiritualidade cristã é o modo como seguimos Jesus de Nazaré, o jeito que este seguimento ocorre no percurso de nossa existência. Espiritualidade vem da palavra espírito, sopro, vento, movimento, vigor, respiração. Ultimamente este é um tema de extrema urgência para as juventudes, como disse o próprio Papa Francisco para nós em Assis (Itália) em setembro do ano passado.

Capital espiritual, disse o pontífice, a importância de nós jovens buscarmos o sentido da vida, indagar o sentido das coisas e o significado de nossa existência para além de meros buscadores de bens. Disse o Papa: “os jovens sofrem por causa desta falta de sentido: muitas vezes diante da dor e das incertezas da vida, encontram-se com a alma empobrecida de recursos espirituais para elaborar sofrimentos, frustrações, desilusões e lutos. Vede como aumentou a percentagem de suicídios juvenis: e não os publicam todos, escondem os números. A fragilidade de muitos jovens deriva da falta deste precioso capital espiritual — pergunto-vos: tendes um capital espiritual? Cada qual responda dentro de si — um capital invisível, mas mais real do que o capital financeiro ou tecnológico. Há uma necessidade urgente de reconstituir este património espiritual essencial. A técnica pode fazer muito; ensina-nos o “quê” e o “como” agir: mas não nos diz o “porquê”; e assim as nossas ações tornam-se estéreis e não enchem a vida, nem sequer a vida econômica” (Discurso do Papa Francisco, 24 de setembro de 2022).

Sendo assim, quando o assunto é dinheiro/finanças a espiritualidade está presente, pois, a maneira como lidamos com as decisões financeiras ao longo de nossa vida diz muito sobre nosso cultivo espiritual. Nós vemos no próximo artigo.

Fonte: Jovem Mílite

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por MI, em Colunista

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.