Por Ana Carolina Sofiati, Assistente Social
Nossa sociedade é dividida em três setores: o primeiro é o Estado que tem o dever de garantir o atendimento essencial de interesse público e coletivo – educação, saúde, segurança pública – a todos os cidadãos. O segundo setor se refere às iniciativas privadas – empresas que geram lucro, sejam elas de grande, médio ou pequeno porte. Já o terceiro setor existe a partir das organizações que atuam na sociedade com o trabalho dedicado a ações sociais, educacionais, ambientais, de saúde, entre outros.
Se pararmos para pensar, o Estado deveria ser o responsável por todas as demandas que envolvem o bem-estar coletivo. Como colaboradores do Estado, ou para suprir lacunas, surge o terceiro setor. Ao longo da história do país, o terceiro setor foi pouco a pouco conquistando seu espaço porque prioriza o atendimento às necessidades básicas da população a qual seus projetos se destinam.
As organizações do terceiro setor podem ser chamadas de Organização Não Governamental – mais conhecidas como ONG’s, Organização da Sociedade Civil (OSC), Associação, Instituição, Fundação, Entidade Filantrópica entre outras. Essas denominações se referem à configuração jurídica das Associações e Fundações que apresentam em sua formalização a não distribuição de lucros, mas cuja finalidade seja voltada integralmente à manutenção dos serviços e projetos sociais desenvolvidos.
Ao longo da história, as instituições passaram a entender que poderiam ter um papel muito maior na sociedade, um papel que pudesse causar impacto positivo na vida das pessoas. Então, o terceiro setor que vemos hoje está mais ligado a garantir os direitos dos cidadãos do que somente fazer o bem a quem precisa. No entanto, o que difere o terceiro setor dos dois primeiros setores é que este tem, em sua essência, o trabalho voltado para uma causa, um sentido, uma transformação social.
Fonte: #inspira / Revista Jovem Mílite
A busca por novo trabalho
Você está procurando o primeiro emprego e não sabe como começar? Ou está tentando se recolocar no mercado de trabalho e não sabe como se portar na temida entrevista? Confira no link as dicas que a psicóloga Jaqueline Ramos sobre como se preparar para um processo seletivo!
Playlist: 6 músicas para ouvir na Semana Santa
Uma famosa frase diz que “quem canta reza duas vezes” e nessa Semana Santa queremos te propor uma seleção de canções que falam sobre este tempo que estamos vivendo e podem servir até para inspirar seus momentos de oração.
Como assim, o dia do chocolate não é na Páscoa?
Não é! O Dia Nacional do Chocolate é comemorado em 28 de outubro; o Dia Mundial é em 7 de julho; e, nos Estados Unidos, em 13 de setembro. Mas o que importa é que ainda estamos no inverno e que um chocolate quente vai bem sempre. Acesse e aprenda a fazer uma receita de chocolate aromatizado com a gente.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.