Psicologia

Luxúria Tecnológica

Estamos num tempo crucial da humanidade

Eduardo Galindo (Divulgação)

Escrito por Eduardo Galindo

18 JUL 2023 - 12H05 (Atualizada em 11 OUT 2023 - 11H51)

"Ex_Machina: Instinto Artificial"

A sexualidade é uma energia de vida que acompanha o ser humano por todas as etapas de desenvolvimento. Ela aparece com a maternagem, através do olhar e carinho da mãe para com o bebê, especialmente quando a mãe acaricia o corpo da criança identificando cada parte com carinhos e beijos. A sexualidade saudável contribui para o desenvolvimento mental e emocional do indivíduo, e favorece a afetividade na relação com o outro. Mas a sexualidade tem se transformado com o tempo na sociedade de consumo capitalista. Um dos componentes cruciais do sistema capitalista é a mecanização da mão de obra, de onde se retira o lucro. É estranho, mas esse sistema também molda as concepções, valores e sexualidade humana.

Um seriado que fazia sucesso nos anos 1980 era “A Supermáquina”, que era um carro que tinha inteligência, conversava com o motorista e podia andar sozinho. A indústria alimentar também explorou o fascínio que o ser humano tem pelas máquinas e nas embalagens vinha escrito “produzido mecanicamente”, isto é, sem contato humano. Estamos num tempo muito crucial da humanidade no qual o ser humano está sendo substituído pela máquina e pela tecnologia. Hoje é possível uma pessoa jogar uma partida de xadrez ou canastra usando o celular, como também muitos relacionamentos surgiram a partir de aplicativos e sites de relacionamentos. Mas quando pensamos em sexualidade também pensamos sobre sexo que é a expressão física do amor. Será que esse contato afetivo pode ser substituído pela máquina e pela tecnologia? Leia MaisO amor venceráUma nova chanceO cristão e as fake newsCrimes Digitais

Em 2018, um japonês se casou com um robô. Pareceu uma piada, mas esse fato pode gerar inúmeros questionamentos sobre a relação que o ser humano tem com a tecnologia. Hoje, encontramos pessoas que compram produtos eróticos para ter prazer sexual substituindo o contato e a pele humana. Será que a tecnologia pode tomar o espaço sexual e afetivo do ser humano? A sexualidade está sofrendo transformações a partir da tecnologia e podemos pensar nos valores e o sentido que a sexualidade tem para humanidade. É importante pensar o que seria a luxúria através da tecnologia e como o aparente desenvolvimento tecnológico revela o empobrecimento das relações humanas.

Fonte: O Milite N° 378

Escrito por
Eduardo Galindo (Divulgação)
Eduardo Galindo

Psicólogo Clínico, especialista em Psicoterapia Breve. Suas áreas de atuação são psicoterapia de adultos, grupos e casal, workshop, e assessorias de grupos e palestras.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Eduardo Galindo, em Psicologia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.